Cientistas descobrem mais de 180 agentes causadores de cancro da mama em materiais que entram em contacto com alimentos &#82

Uma recente investigação conduzida pelo Food Packaging Forum, uma organização sediada na Suíça, identificou quase 200 potenciais agentes carcinogénicos mamários em materiais que entram em contacto com alimentos, incluindo plásticos e papel, o que evidencia uma exposição generalizada, apesar das regulamentações em vigor.

Os resultados desta investigação revelam a necessidade urgente de implementar medidas preventivas mais rigorosas para reduzir a presença destas substâncias químicas em produtos de uso quotidiano. Os investigadores do Food Packaging Forum conseguiram identificar e analisar quase 200 agentes cancerígenos potencialmente causadores de cancro da mama que foram detetados em materiais em contacto com alimentos (FCM) atualmente disponíveis no mercado.

Muitos países já dispõem de legislação que regulamenta os materiais que entram em contacto com alimentos, com o objetivo de proteger os cidadãos de substâncias químicas perigosas, muitas vezes através de restrições a agentes carcinogénicos genotóxicos. O cancro é um dos poucos problemas de saúde que são especificamente abordados nas regulamentações e testes de FCM, e por isso seria de esperar que substâncias químicas cancerígenas em embalagens e outros materiais em contacto com alimentos fossem exceções e não uma ocorrência regular.

“Este estudo é significativo porque demonstra que há uma enorme oportunidade para prevenir a exposição humana a substâncias químicas que provocam cancro da mama,” afirmou Jane Muncke, diretora executiva do Food Packaging Forum e coautora do estudo, citada pelo ABC. “O potencial de prevenção do cancro através da redução de substâncias químicas perigosas no quotidiano ainda não foi explorado em profundidade e merece muito mais atenção.”

A equipa de investigação comparou uma lista recentemente publicada de potenciais agentes carcinogénicos mamários, desenvolvida por cientistas do Silent Spring Institute, com a base de dados do Food Packaging Forum sobre substâncias químicas migratórias e extraíveis em contacto com alimentos (FCCmigex). A comparação revelou que 189 potenciais agentes carcinogénicos mamários foram identificados em FCM, dos quais 143 foram encontrados em plásticos e 89 em papel ou cartão.

“Conseguimos identificar a presença destas substâncias químicas perigosas nos materiais que entram em contacto com os alimentos graças à nossa base de dados FCCmigex,” explicou Lindsey Parkinson, cientista de dados e editora científica do Food Packaging Forum, bem como autora principal do estudo. “Este recurso compila informação valiosa de milhares de estudos científicos publicados sobre substâncias químicas em materiais em contacto com alimentos num único local de fácil consulta.”

Ao restringir a análise aos estudos mais recentes disponíveis na FCCmigex, datados de 2023 a 2022, que utilizaram experiências de migração que imitam condições realistas, foi possível verificar a exposição a 76 presumíveis agentes carcinogénicos mamários provenientes de materiais de construção em contacto com alimentos adquiridos em todo o mundo. Destes, 61 (ou 80%) provêm de plásticos, o que indica que a população mundial continua a ser exposta a estas substâncias químicas em situações reais de utilização.

Apesar das regulamentações existentes que procuram limitar a presença de agentes cancerígenos em materiais que entram em contacto com alimentos, o estudo destaca falhas significativas nos atuais quadros regulamentares. Os artigos em contacto com alimentos foram adquiridos em mercados de regiões altamente regulamentadas, como a União Europeia e os Estados Unidos, nos últimos anos. “Os nossos resultados indicam que a exposição crónica de toda a população a presumíveis agentes carcinogénicos mamários através de materiais em contacto com alimentos é uma realidade e revela uma importante, mas atualmente subestimada, oportunidade para a prevenção,” explicam os autores do estudo.

Ler Mais
O que você está lendo é [Cientistas descobrem mais de 180 agentes causadores de cancro da mama em materiais que entram em contacto com alimentos &#82].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...