Drinques e cervejas sem álcool são opções saudáveis? Especialistas explicam

As bebidas não alcoólicas costumavam ser motivo de piadas. Agora são o setor de crescimento mais rápido do mercado de álcool. As vendas de cerveja, vinho e destilados sem álcool aumentaram em 32% de 2022 a 2023 nos Estados Unidos, enquanto as vendas totais de álcool cresceram apenas 1%. No início de 2024, a cerveja mais vendida na Whole Foods era não alcoólica.

Esse crescimento provavelmente decorre do aumento da conscientização sobre os danos à saúde do álcool e do crescente interesse pela sobriedade e moderação. Um estudo recente descobriu que a consciência da saúde, a curiosidade e o desejo de evitar os efeitos negativos do álcool (como ressacas) estavam entre as principais razões pelas quais as pessoas consomem bebidas não alcoólicas. Hoje, há muito mais opções não alcoólicas —e melhores— no mercado.

Então, o quão mais saudáveis são as bebidas não alcoólicas do que as reais? Elas são seguras para todos? E contêm outros ingredientes pelos quais as pessoas devem ficar atentas?

O QUE É UMA 'BEBIDA NÃO ALCOÓLICA'?

Para se qualificar como não alcoólica, uma bebida deve ter menos de 0,5% de álcool por volume (A.B.V.). Tradicionalmente, as marcas usam métodos como filtração ou destilação para remover o álcool de seus produtos. Técnicas mais recentes alteram o processo de fermentação, para que o açúcar na bebida não se transforme em álcool. Outras bebidas comercializadas como alternativas ao álcool não tentam imitar cerveja, vinho ou destilados e são feitas com suco ou botânicos.

O principal ingrediente prejudicial nas bebidas alcoólicas —aquele que danifica o fígado e contribui para o câncer— é o álcool, então, uma vez que ele foi quase totalmente removido, os riscos à saúde associados ao álcool praticamente desaparecem.

"Do ponto de vista da saúde, quantidades muito pequenas de álcool em sua bebida provavelmente não fazem muita diferença", diz John Holmes, professor de política de álcool na Universidade de Sheffield, na Inglaterra.

É possível que você consuma uma quantidade substancial de álcool ao beber bebidas não alcoólicas, "mas seria muito trabalho", diz Tim Naimi, diretor do Instituto Canadense de Pesquisa sobre Uso de Substâncias da Universidade de Victoria. "Você teria que beber 20 latas de cerveja com 0,5% de A.B.V. para chegar até mesmo a duas bebidas por dia."

O que você está lendo é [Drinques e cervejas sem álcool são opções saudáveis? Especialistas explicam].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...