Planos de Trump para economia prejudicariam negócios dos EUA, diz relatório

A perspectiva de mais quatro anos de Donald Trump "deveria fazer líderes empresariais tremerem", apontou um relatório do think-tank de centro-esquerda Third Way, dizendo que os planos do republicano podem aumentar os custos para empresas e consumidores.

O documento, publicado nesta sexta-feira (16), disse que as propostas comerciais protecionistas de Trump, ameaças de acabar com a independência do Fed (Federal Reserve, o banco central dos EUA) e promessas de reprimir a imigração, incluindo para trabalhadores qualificados, devem alarmar os executivos.

O memorando de 10 pontos também citou o plano do republicano de expandir os cortes de impostos adotados em 2017 —algo que economistas estimam que adicionaria trilhões de dólares à dívida pública dos EUA—, bem como o comentário de que os executivos-chefes deveriam ser "demitidos por incompetência" se não o apoiarem.

"Ele se retrata como esse empresário e o salvador dos negócios", disse Gabe Horwitz, vice-presidente sênior do programa econômico da Third Way e coautor do relatório. "O que ele está propondo absolutamente devastaria a economia dos EUA e realmente prejudicaria as empresas."

O relatório vem na esteira do empate de Kamala Harris, atual vice-presidente e candidata presidencial democrata, com Trump em muitas pesquisas, a pouco mais de 80 dias para a eleição de novembro.

Antes do presidente Joe Biden desistir da corrida no mês passado, ele e Trump delinearam planos protecionistas enquanto competiam para conquistar votos da classe trabalhadora em estados-pêndulo, críticos em todo o coração industrial do meio-oeste dos EUA.

Leia mais

Vários líderes empresariais também criticaram a administração de Biden por sua postura agressiva em relação à concorrência desleal e agenda regulatória.

Trump, ex-magnata do setor imobiliário, tem exaltado sua habilidade empresarial enquanto busca o apoio de doadores endinheirados de Wall Street ao Vale do Silício com suas promessas de cortar impostos e reduzir regulamentações. Ele conquistou o apoio de vários bilionários de fundos hedge e tecnologia de alto perfil, incluindo Steve Schwarzman, Bill Ackman e Elon Musk.

Em um discurso na quarta-feira na Carolina do Norte e em uma coletiva de imprensa em seu clube campestre em Nova Jersey na quinta-feira, o ex-presidente prometeu um "novo boom econômico de Trump" se ganhar mais quatro anos na Casa Branca. A vitória de Harris induziria uma "depressão estilo 1929", disse ele.

"Queríamos fazer um discurso sobre a economia. Muitas pessoas estão muito devastadas com o que aconteceu com a inflação e todas as outras coisas", disse Trump na quarta-feira. "Eles dizem que é o assunto mais importante. Não tenho certeza se é, mas eles dizem que é o assunto mais importante."

O que você está lendo é [Planos de Trump para economia prejudicariam negócios dos EUA, diz relatório].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...