Deng Xiaoping foi líder supremo mesmo sendo poço de contradições

Se estivesse vivo, Deng Xiaoping completaria na quinta-feira (22) 102 anos. Enquanto esteve entre nós, o líder conduziu a difícil tarefa de comandar um país empobrecido, traumatizado por anos de radicalismo e políticas agrárias falidas e virtualmente isolado do resto do mundo. A forma como escolheu fazê-lo deu origem a tantas análises diferentes sobre quem Deng foi que, vez ou outra, é importante lembrar de sua importância e do que ele significa para a China de 2024.

Deng foi um visionário. Foi cruel com alguns e leniente com a corrupção de outros. Soube enxergar nas feridas abertas pela Revolução Cultural um caminho para um Partido Comunista menos ideológico e mais preocupado com problemas da vida real. Deng era aberto o suficiente para autorizar seus correligionários a experimentar, mas não hesitou na hora de escolher entre estabilidade e liberdade civil quando confrontado por ambas as opções durante o Massacre da Praça da Paz Celestial.

Ainda hoje há quem se pergunte como alguém pode ser tudo isso e não representar um poço de contradições. Em uma era de preto ou branco, certo ou errado, talvez nos falte a percepção de que as figuras mais influentes para o curso da humanidade quase sempre tenham sido ambos. A história é feita menos por heróis e mais por gente comum cheia de contradições —no que tange à história da China, poucos podem carregar um legado de importância semelhante a ele.

O que você está lendo é [Deng Xiaoping foi líder supremo mesmo sendo poço de contradições].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...