Ex-secretário de portos defendeu no governo projeto que fez na iniciativa privada, diz TCU

Auditores do TCU afirmam que o ex-secretário de portos do Ministério de Portos e Aeroportos, Fabrizio Pierdomenico, atuou em causa própria na defesa da transferência do terminal de passageiros do porto de Santos para uma área chamada de STS-10, que seria licitada como maior terminal de contêineres da América Latina.

Obtido pelo Painel S.A., o relatório afirma que, em março de 2023, Pierdomenico assumiu como secretário após ter desenvolvido o projeto de transferência do terminal de passageiros do local atual, no centro de Santos (SP), área conhecida como Valongo, para a região do Saboó, em parte da área a ser destinada ao STS-10.

"É importante destacar que o ex-secretário dos portos, era sócio majoritário da Agência Porto Consultoria Ltda., empresa responsável pela elaboração dos planos de investimento apresentados pelas empresas Concais S.A. e Ecoporto S.A. para dar prosseguimento aos pleitos de transferência de área e renovação contratual", escrevem os auditores.

Eles afirmam ainda que Pierdomenico ficou na empresa até o fim de novembro de 2022, quando se retirou para assumir o cargo no ministério.

"Sua exoneração do cargo público ocorreu em 18/9/2023 e ele retornou ao status de sócio majoritário da referida companhia em 1/4/2024", afirmam.

No relatório, indicam que, após sua saída da consultoria, a Concais (empresa do terminal de passageiros do porto) apresentou um estudo ao governo propondo a transferência do terminal de passageiros para a região do Saboó, utilizando parte da área do STS-10.

O que você está lendo é [Ex-secretário de portos defendeu no governo projeto que fez na iniciativa privada, diz TCU].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...