A águia pousou: como o segundo maior diamante do mundo foi encontrado

Há pouco mais de um ano, Lucas Ntsipe prometeu ao seu CEO William Lamb que produziria algo especial na mina de Karowe, em uma parte remota de Botsuana. Na manhã de segunda-feira (19), o assistente de gerente geral de 52 anos da mineradora de diamantes canadense Lucara entregou.

"Recebi uma ligação de um dos meus engenheiros, que disse: 'Descobrimos algo'", disse Ntsipe. "Eu disse: 'Você está louco e não está me dizendo a verdade. Talvez seja uma garrafa quebrada.'"

Ntsipe correu para a área de classificação dos diamantes, onde o principal classificador revelou a descoberta: o segundo maior diamante de qualidade de gema do mundo, pesando incríveis 2.492 quilates.

Depois de tocar na pedra, Ntsipe deu a notícia ao diretor local, Naseem Lahri. "A águia pousou", ele gritou ao telefone. "Essa águia é grande e essa águia pousou." Lahri então passou a mensagem para Lamb.

A história remonta até o pouso na lua em 1969, quando Neil Armstrong proferiu a mesma frase. Naquele mesmo ano, o kimberlito AK6, um corpo de rocha ígnea rico em diamantes e formado por erupções vulcânicas, foi descoberto no nordeste de Botsuana pela De Beers, maior mineradora de diamantes do mundo.

No entanto, o potencial do local não foi reconhecido pela De Beers, força monopolística da indústria na época, que considerou ser muito pequeno e de baixa qualidade. A reavaliação começou em 2003, com a De Beers eventualmente vendendo uma participação majoritária no projeto de diamantes AK6 —conhecido como mina Karowe— para a Lucara em 2009, por US$ 49 milhões.

O que você está lendo é [A águia pousou: como o segundo maior diamante do mundo foi encontrado].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...