Trump pode reivindicar crédito por aumento nas ações, mas realidade é mais complicada

Como presidente, Donald Trump regularmente atribuía a si mesmo o mérito de um mercado de ações em alta, citando isso como evidência de que suas políticas econômicas estavam enriquecendo os americanos.

Agora, Trump está novamente usando o mercado de ações como um barômetro —atribuindo sua alta no início deste ano à empolgação com sua candidatura e culpando sua rival, a vice-presidente Kamala Harris, quando as ações recentemente oscilaram.

À medida que o S&P 500 se aproxima de mais um recorde, o mercado de ações pode ser ainda mais destacado como um ponto de discussão na campanha eleitoral. Embora o presidente Joe Biden tenha sido menos enfático em suas proclamações sobre o mercado de ações, ele também o citou como um sinal de economia saudável sob sua gestão.

A realidade do que impulsiona Wall Street é muito mais complicada. As ações, assim como a economia, sobem e descem por muitas razões. Enquanto a perspectiva da política da Casa Branca pode ser uma delas, grandes e sustentadas movimentações no mercado geralmente têm mais a ver com outras coisas, desde as decisões do Fed (Federal Reserve) até o potencial de inovações corporativas como a IA (inteligência artificial).

"Acho que os mercados são politicamente agnósticos", disse Kristina Hooper, estrategista-chefe de mercado global da Invesco. "Com boa razão, porque isso não importa realmente."

O que você está lendo é [Trump pode reivindicar crédito por aumento nas ações, mas realidade é mais complicada].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...