Queda da população brasileira deve começar em 2027 por Alagoas e Rio Grande do Sul

Os estados de Alagoas e Rio Grande do Sul devem ser os primeiros no país com população decrescente. A queda populacional deve começar daqui a três anos, em 2027.

A projeção é do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), com base no Censo 2022 e em dados de natalidade, mortalidade e migração no Brasil. Os alagoanos e gaúchos encabeçam uma lista de 11 estados que devem se antecipar à média nacional e começar a perder população antes que o país como um todo atinja esse ponto —o que deve ocorrer em 2042.

Os motivos são diferentes para cada estado. O Rio Grande do Sul tem a população mais envelhecida do país, com a maior proporção de pessoas com mais de 60 anos em relação àquelas que tem até 14. Deve, portanto, chegar mais rápido ao ponto em que as mortes vão superar o número de nascimentos.

Já Alagoas está entre os estados com menores expectativas de vida —perde apenas para Roraima nesse quesito— e vive um contexto de baixa fecundidade e emigração para outros estados.

"Alagoas tem a ver com a fecundidade no Nordeste como um todo", explica Marcio Minamiguchi, gerente de estimativas e projeções da população do IBGE.

"Ela já reduziu bastante, já convergiu para níveis do Sul e Sudeste, já não existe mais uma diferença nas taxas de fecundidade da maior parte dos estados do Nordeste em relação aos estados do Sul e Sudeste. E há ainda o efeito da emigração, que é um pouco maior no caso do Nordeste, que tem as perdas populacionais para outras regiões."

LEIA MAIS SOBRE O CENSO

Em geral, o Sudeste e os outros estados do Nordeste devem acompanhar Rio Grande do Sul e Alagoas nos anos seguintes. As mesmas condições se aplicam a essas regiões: elas têm populações mais velhas, em média, do que outras parte do país e taxas de fecundidade mais baixas.

Rio de Janeiro, que tem a população com o segundo maior índice de envelhecimento no país, deve viver sua inflexão no crescimento populacional em 2028. O mesmo deve ocorrer com outros sete estados na década de 2030.

O índice de envelhecimento é calculado com base na proporção de pessoas com mais de 60 anos em relação àquelas com idades de 0 a 14. Se ele é de 50, por exemplo, isso significa que naquele estado há 50 pessoas com mais de 60 anos para cada 100 que têm até 14 anos.

O que você está lendo é [Queda da população brasileira deve começar em 2027 por Alagoas e Rio Grande do Sul].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...