Rio Solimões tem 65% de chance de ficar abaixo da mínima histórica, alerta governo; veja previsões

A bacia do Amazonas, maior bacia hidrográfica do mundo, poderá ter neste ano um cenário mais crítico do que em 2010 e 2023, quando a região registrou mínimas históricas dos rios, deixando comunidades indígenas e ribeirinhas isoladas.

É o que apontam os alertas de vazante divulgados pelo SGB (Serviço Geológico do Brasil) nesta sexta-feira (23). A instituição, ligada ao governo federal, monitora a região e calcula os níveis dos rios com base na série histórica de dados.

O rio Solimões, que passa por 13 municípios do Amazonas, é apontado com a maior probabilidade de atingir níveis recorde de seca. Em Tabatinga (AM), o corpo hídrico tem 65% de chances de ficar abaixo do menor nível até então registrado (-86 cm, de 2010).

Na cidade de Fonte Boa (AM), tem 53% de chances de ser mais crítico que o recorde de mínima, de 8,02 m, de 2010, e, em Itapéua (AM), a probabilidade é de 32% de ficar abaixo de 1,31 m, marca histórica também atingida em 2010.

"O rio Solimões entrou num processo de intensificação das descidas. Nessa fase da estiagem, por exemplo, Tabatinga apresenta níveis considerados muito baixos para esta época, abaixo das mínimas e ainda há tendência de descida", explica Jussara Cury, pesquisadora em geociências do SGB.

O que você está lendo é [Rio Solimões tem 65% de chance de ficar abaixo da mínima histórica, alerta governo; veja previsões].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...