Austrália aprova plano para construir maior central de energia solar do mundo

O governo da Austrália aprovou nesta quarta-feira (21) um plano para construir uma central de energia solar e de baterias que foi anunciado como o "maior complexo solar do mundo".

As autoridades anunciaram as licenças ambientais para o projeto da empresa SunCable, avaliado em US$ 24 bilhões (R$ 131 bilhões), no norte da Austrália.

A ministra do Meio Ambiente, Tanya Plibersek, afirmou que a instalação deve gerar energia suficiente para abastecer três milhões de residências e, eventualmente, terá um cabo de ligação com Singapura para vender eletricidade.

"Será o maior complexo de energia solar no mundo e deixará a Austrália como líder mundial em energia verde", disse Plibersek.

O complexo de 12 mil hectares ficará na ensolarada região do Território do Norte e é apoiado pelo magnata australiano do setor de tecnologia e ativista ambiental Mike Cannon-Brookes.

A central terá uma capacidade instalada de 4 GW (gigawatts) por hora destinados ao uso doméstico e outros dois para venda a Singapura. O complexo terá baterias que permitirão armazenar quase 40 GW.

O CEO da SunCable na Austrália, Cameron Garnsworthy, afirmou que a aprovação é um "marco na trajetória do projeto".

O projeto, no entanto, ainda precisa de outras autorizações, incluindo as licenças da autoridade do mercado energético de Singapura, do governo da Indonésia e das comunidades aborígenes australianas.

"A SunCable se concentrará na próxima etapa de planejamento para fazer o projeto avançar em direção a uma decisão final de investimento, prevista para 2027", comentou Garnsworthy.

O que você está lendo é [Austrália aprova plano para construir maior central de energia solar do mundo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...