Tipos de Gentileza acerta com elenco, mas tem ritmo arrastado

"Tipos de Gentileza", novo filme de Yorgos Lanthimos, um dos cineastas mais originais de sua geração, estreou neste ano no Festival de Cannes e chega agora aos cinemas brasileiros trazendo três histórias autônomas, uma antologia, que a princípio têm pouco em comum.

Entre os denominadores comuns, está o elenco bem escolhido, com Willem Dafoe, Emma Stone, Jesse Plemons, Margaret Qualley e Hong Chau no núcleo central, representando papéis diferentes em cada enredo. E há um personagem, mais figurante do que coadjuvante, presente neles todos, identificado apenas como R.M.F —Yorgos Stefanakos—, que amarra muito bem as narrativas.

Todas as histórias falam de formas de controle e sadismo, permeadas de violências e escatologias. O diretor continua sendo um dos poucos contemporâneos a retratar o sexo de forma mais naturalista, sem moralismo —embora exagere em ao menos uma cena mais controversa que pediria um manejo mais cuidadoso.

É possível perceber que Lanthimos e o elenco se divertiram filmando essas histórias repletas de "nonsense", e parte disso contagia os espectadores: há momentos espirituosos, com o humor sombrio próprio do cineasta, e sequências com frescor e bom ritmo —destaque para a montagem e para a trilha sonora—, muito acima da média. Ainda assim, é um filme que se arrasta em outra parte do tempo, o que resulta num conjunto irregular.

A primeira história, por si, é uma obra-prima. Por trás da vida excessivamente ordenada de um homem na casa dos 40 anos tem uma espécie de mentor que determina o que ele deve ler e comer, a que horas deve fazer sexo com a esposa —que, aliás, também foi escolhida pelo mestre.

O enredo faz pensar no quanto estaríamos dispostos a sacrificar nossa autonomia se tivéssemos alguém que nos dissesse exatamente o que fazer, o que vestir, o que comer, com quem nos casar e assim por diante —como muitas pessoas buscam na política, na religião, no Instagram. Figuras que apontem inequivocamente o caminho, coachs da vida, com os perigos que acompanham esse processo.

O que você está lendo é [Tipos de Gentileza acerta com elenco, mas tem ritmo arrastado].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...