Quais polêmicas e processos pesam contra José Luiz Datena

O pré-candidato à Prefeitura de São Paulo José Luiz Datena (PSDB) acumulou, ao longo da carreira de jornalista e apresentador, processos principalmente por danos morais.

O histórico já serviu de munição para os adversários políticos, em uma campanha marcada por acusações mútuas. Datena reconheceu erros, mas também os divide com a produção do programa ao vivo.

O apresentador também já foi alvo de denúncias, que não geraram condenações, por assédio e racismo.

Em nota enviada à 💥️Folha, os advogados de Datena afirmam que a maioria das ações está finalizada e arquivada e dizem que parte delas "decorre de episódios diretamente relacionados ao exercício da atividade jornalística." Eles também ressaltam que não há nenhuma condenação criminal.

Indenização a Xuxa

Em 2023, Datena foi condenado a indenizar em R$ 50 mil a apresentadora Xuxa após chamá-la de "garota de programa infantil" e "imbecil". A sentença foi convertida na compra de 20 cadeiras de rodas a uma instituição.

O processo decorre de uma queixa-crime apresentada por Xuxa em 2017, quando ela criticou uma fala do filho do candidato, o também apresentador Joel Datena. Na ocasião, após uma reportagem sobre uma criança que havia dirigido o carro da mãe, Joel disse que haveria punição física se fosse filho dele.

"Como uma pessoa que deveria passar informação é tão desinformada? Uma criança não deve ser corrigida com porrada, é fato, é lei", afirmou Xuxa. Datena a retrucou por meio de um vídeo com ofensas.

"Uma das poucas vezes em que eu quis dar umas palmadas no meu filho Joel, e foram bem poucas, é quando ele assistia aquela garota de programa infantil que cresceu e continua infantil. E, além disso, imbecil."

O que você está lendo é [Quais polêmicas e processos pesam contra José Luiz Datena].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...