Museu de Arte do Rio Grande do Sul teve 70% do acervo prejudicado por enchente

Mais de 4.000 itens de 700 artistas que fazem parte do acervo do Museu de Arte do Rio Grande do Sul foram afetados pela inundação da instituição durante a enchente de Porto Alegre, no maior desastre natural da história do Rio Grande do Sul. O número, revelado em um balanço divulgado na quarta-feira, equivale a 70% dos itens colecionados pelo espaço.

Segundo o museu, a maior parte das obras afetadas, seja diretamente pela inundação ou pelo aumento da umidade decorrente dela, pertence ao acervo em papel, incluindo ao menos 300 fotografias, 1.000 desenhos e 2.400 gravuras. Cerca de 100 pinturas, 70 esculturas e 150 peças que combinam diferentes técnicas foram prejudicadas.

O controle da umidade e da temperatura no museu foi prejudicado pela falha elétrica resultante da inundação, o que ampliou a dimensão dos danos.

Todos os itens já foram secos, desumidificados e tratados. Agora, estão sendo catalogados e reordenados para, em seguida, serem submetidos à desinfecção e limpeza. Alguns itens ainda passarão por uma última etapa de restabelecimento e restauração.

O que você está lendo é [Museu de Arte do Rio Grande do Sul teve 70% do acervo prejudicado por enchente].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...