Mar Mediterrâneo bate recorde de temperatura da água

Informações preliminares do observatório Copernicus, da União Europeia, indicam que o mar Mediterrâneo bateu seu recorde de calor na última quinta-feira (15), com temperatura média na superfície da água de 28,56°C e mediana (valor central do conjunto de dados) de 28,90°C.

Uma newsletter com o que você precisa saber sobre mudanças climáticas

Este foi o segundo verão consecutivo com novos picos de calor na região. Medições do começo da semana já indicavam que as águas tinham igualado as temperaturas do recorde anterior, de 24 de julho de 2023, que teve média diária de 28,40°C e mediana de 28,71°C.

A informação foi revelada por Justino Martinez, pesquisador do Instituto de Ciências do Mar em Barcelona, na Espanha, em entrevista à agência AFP.

"A temperatura máxima em 15 de agosto foi atingida na costa egípcia, em El-Arish (31,96°C)", explicou o cientista. Martinez destacou, no entanto, que o valor identificado "deve ser tomado com cautela" antes de mais verificações humanas.

Informações do Copernicus e também de outros bancos de dados, contudo, já vinham indicando o aquecimento do Mediterrâneo nos último mês, em um momento em que vários pontos do sul da Europa enfrentaram ondas de calor.

Na Grécia, as altas temperaturas facilitaram a disseminação de uma série de incêndios florestais, inclusive nas imediações da capital, Atenas, com milhares de pessoas sendo evacuadas.

O que você está lendo é [Mar Mediterrâneo bate recorde de temperatura da água].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...