Gripen vence F-16 e é escolhido como novo caça da Tailândia

A Tailândia selecionou a nova geração do caça sueco Gripen para renovar sua frota de aviação de combate, na primeira vitória externa do modelo desde que foi comprado pelo Brasil em 2014. A aeronave derrotou o americano F-16.

A escolha é boa notícia para a FAB (Força Aérea Brasileira), pois amplia o mercado do avião que só ela e a Suécia compraram, o que gera uma expectativa maior de sobrevida do modelo. Por outro lado, pode haver impacto no ritmo de entrega dos 36 caças comprados pelo Brasil, que pelo plano inicial deveriam estar todas voando em 2023.

Inicialmente, deverão ser comprados entre 12 e 14 aviões do modelo E, para um piloto, e futuramente o F, para dois aviadores. Hoje a Tailândia tem uma das mais versáteis frotas do Sudeste Asiático, com 11 Gripen da geração anterior, C/D, comprados em dois lotes, em 2008 e 2010.

Os são apoiados por uma frota maior de 50 F-16 antigos, comprados em várias etapas de 1988 a 2003 —em 2005, Singapura doou 7 caças do tipo para Bangkok. Essas são as aeronaves que deverão ser aposentadas primeiramente.

O anúncio é um alívio para a Saab. As duas primeiras gerações do Gripen, A/B e C/D, foram compradas pela Suécia e exportadas para Hungria, República Tcheca, África do Sul e Tailândia, além de algumas unidades operadas no Reino Unido para treinamento.

Mas o Gripen E/F, que tem 60 encomendas de Estocolmo, até aqui só havia sido vendido no Brasil, vinha perdendo concorrências importantes —em especial na Europa, onde o americano F-35 tem se tornado o caça padrão dos países da Otan (aliança militar ocidental).

O que você está lendo é [Gripen vence F-16 e é escolhido como novo caça da Tailândia].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...