Governo Lula fatia divulgação de indicador de educação e não mostra resultados de alfabetização

Apesar de a alfabetização ser prioridade na área da educação para o governo Lula (PT), o MEC (Ministério da Educação) não divulgou os dados da principal avaliação federal da educação relacionados a essa etapa. A gestão repetiu feito do governo Michel Temer (MDB), que em 2018 também fatiou a divulgação.

Foram conhecidos nesta quarta-feira (14) o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2023 em entrevista coletiva à imprensa em Brasília. O indicador é calculado para o anos iniciais e finais do ensino fundamental e também para o ensino médio.

  • Entenda o Ideb, índice que mede a qualidade da educação no Brasil

Além de não fornecer os dados de alfabetização, o governo só apresentou médias gerais e só no fim da tarde desta quarta é que haverá o acesso às informações por escolas e municípios.

O Ideb é composto pelo desempenho dos alunos em uma prova de português e matemática, chamada Saeb, e pelas taxas de aprovação escolar. Esses dados também foram levados a público.

Embora não seja calculado Ideb para o 2º ano do ensino fundamental, alunos dessa série fazem a prova do Saeb, e os resultados refletem a alfabetização das crianças com cerca de sete anos de idade. Mas o governo Lula decidiu não fazer, neste momento, a divulgação desses resultados.

O ministro Camilo Santana lançou no meio do ano passado um novo pacto de alfabetização com o objetivo de melhorar os resultados do país. Havia a promessa, inclusive, de que a prova para o 2º ano fosse de forma censitária, como é nas outras séries —o que permite dados por escolas, diferentemente da prova amostral.

Isso não ocorreu com relação ao Saeb. Somente uma amostra de escolas fez a avaliação no 2º ano, a exemplo de uma prova de ciências para alunos do 9º ano. Os resultados de ciências também não foram conhecidos.

O Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) é a avaliação da educação de maior confiança em termos técnicos, como o de comparabilidade. O sistema foi instituído em 1990, antes mesmo do início do Ideb (calculado a partir de 2007).

Em maio deste ano, o governo divulgou resultados de avaliações de alfabetização feitas no fim de 2023 por estados e cujos dados foram tratados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). Internamente, técnicos do instituto questionaram a confiabilidade desses dados, sobretudo em comparação ao Saeb.

O que você está lendo é [Governo Lula fatia divulgação de indicador de educação e não mostra resultados de alfabetização].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...