Indicação de Galípolo acontece em momento de incerteza e debate sobre juros

A escolha de Gabriel Galípolo para a presidência do BC (Banco Central) tem grande importância neste momento de alta volatilidade. Os mercados financeiros são, por natureza, extremamente sensíveis a incertezas e, ao antecipar a indicação do novo comando do BC, o governo contribui para reduzir ruídos e estabilizar as expectativas dos investidores.

Sabendo quem estará no comando da política monetária, os mercados poderão ajustar suas expectativas de acordo com comportamento, comunicação e ação do escolhido.

Importante destacar que a mudança no comando do BC acontece em um momento de incertezas sobre a condução da política monetária, já que há um debate sobre a necessidade ou não de iniciar um ciclo de aperto monetário. O mercado já precifica uma alta de 0,25 ponto percentual na taxa básica de juros da economia, a Selic, na próxima reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), em setembro, e de 1,75 ponto percentual ao fim do ciclo de ajuste.

Essa falta de previsibilidade é reforçada ainda por um cenário externo instável e pela preocupação com a política fiscal de curto e médio prazos no Brasil. Todo esse ambiente de falta de previsibilidade afeta, além das condições do mercado financeiro, também as decisões de consumo e investimento.

O que você está lendo é [Indicação de Galípolo acontece em momento de incerteza e debate sobre juros].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...