Estamos preparados para a nova gripe aviária?

Desde 2023 estamos enfrentando uma das maiores pandemias em aves, com mais de 300 milhões de animais mortos em todos os continentes. A causa é uma nova variante do vírus da influenza, H5N1 linhagem 2.3.4.4b. Normalmente, as cepas de influenza aviária não infectam mamíferos, pois o receptor que o vírus usa para entrar nas células das aves é diferente, restringindo sua capacidade de replicação em outros animais.

No entanto, desde 2023, surtos de H5N1 têm ocorrido em mamíferos como visons, focas e leões-marinhos em várias partes do mundo. Em abril deste ano, foi detectada uma epidemia em bovinos nos EUA que provavelmente iniciou com transmissão direta entre os rebanhos, sem a necessidade de aves. Os cientistas descobriram que isso aconteceu devido a mutações no vírus, que agora é capaz de se ligar a um receptor presente em mamíferos.

Essa evolução do patógeno eleva o risco de pandemia para 4, numa escala de 5. Duas grandes pandemias de influenza de origem aviária ocorreram em 1957 e 1968 e, em ambos os casos, a capacidade adquirida pelo vírus de se ligar ao receptor de mamíferos foi fundamental para que isso ocorresse.

O monitoramento desse vírus falhou nos EUA, onde foram necessários vários meses para detectar o surto, que ainda não foi controlado. Aprendemos com a Covid-19 o que acontece quando um vírus circula sem controle: mutações são adquiridas, conferindo ao patógeno aumento da transmissibilidade, escape da resposta imunológica e capacidade de infectar novas espécies. É importante lembrar que o vírus da influenza gera um número de mutações por ciclo de replicação muito maior que o Sars-CoV-2.

Ainda é difícil prever como essa situação pode evoluir. Os países ricos já começaram a se organizar e comprar vacinas para o H5N1. A Finlândia, por exemplo, está considerando imunizar as pessoas que cuidam de animais.

O que você está lendo é [Estamos preparados para a nova gripe aviária?].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...