PS5 registra boas vendas, apesar de números mais baixos que esperado

Esta é a edição da Combo, anewsletter de games da Folha. Quer recebê-la todas as terças no seu email? Inscreva-se abaixo.

A newsletter da Folha com o que interessa sobre a indústria de games e com as dicas do que você ainda vai jogar.

A Sony publicou na última quarta-feira (7) relatório fiscal no primeiro trimestre de 2024, e o PlayStation 5, console da companhia lançado em 2023, vendeu 61,7 milhões de unidades, com 2,4 milhões de aparelhos vendidos nos primeiros três meses do ano.

O número ficou abaixo da projeção de 3 milhões, mas representa um bom desempenho do videogame após três anos e nove meses. Ele está próximo de ultrapassar as vendas totais do NES (Nintendo Entertainment System), conhecido como "Nintendinho", com 61,97 milhões de unidades.

Ainda, nessa altura do ciclo de vida na geração anterior, o antecessor PlayStation 4 havia vendido um pouco mais, um total de 63,5 milhões de consoles. Por isso, os resultados são considerados agridoces para a Sony.

De um lado, a companhia conseguiu dar tração ao aparelho diante das adversidades econômicas que enfrentou durante e após os momentos mais agudos da pandemia, especialmente com a crise nos chips, que deixou o PS5 abaixo das expectativas de venda nos seus primeiros anos.

Por outro, a atual geração tem enfrentado uma falta de grandes títulos capazes de chamar a atenção dos jogadores e forçar a transição para um novo console.

Tanto é que o relatório da Sony também mostrou queda na venda de jogos, com 53,6 milhões de títulos vendidos no primeiro semestre deste ano, ante 56,5 milhões no mesmo período do ano anterior.

Ao site VGC, o consultor na indústria de games Serkan Toto afirmou que os números são sólidos devido à falta de títulos de peso neste ano, e que a consequência é a queda de vendas de hardware como o esperado pelas empresas.

Essa queda, mesmo suave, pode impedir que o PS5 chegue ao mesmo desempenho de seus antecessores no número de vendas totais, ao final da geração. Entre consoles de mesa, o PlayStation 3 teve 87 milhões de vendas, enquanto o PlayStation 1 vendeu 102,49 milhões de unidades e o PS4, 117,2 milhões.

Um fator que pode melhorar as vendas do console seria o lançamento do PlayStation 5 Pro, do qual a Sony estaria trabalhando e que pode ser lançado até o final deste ano, segundo documento interno obtido pelos sites Insider Gaming e Eurogamer.

Embora ainda não tenha sido anunciado oficialmente, a atualização viria em um bom momento para a Sony, já que o PS5 entrou na metade final do seu ciclo de vida e por enquanto não foram anunciados lançamentos exclusivos de grande investimento.

O que você está lendo é [PS5 registra boas vendas, apesar de números mais baixos que esperado].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...