Aficionados e associações de oito países juntos pela cultura tauromáquica.pt - &
São oito países onde a cultura tauromáquica continua bem viva e que agora se juntam para dar vida a uma comunidade que visa promover as artes taurinas. O Conselho Internacional das Culturas Taurinas (CICULT) vai nascer nesta semana, na importante praça madrilena de Las Ventas, juntando organizações nacionais de oito países sob o chapéu da tauromaquia mundial, que contará com "diversas personalidades do mundo da cultura e da tauromaquia, além de aficionados de todo o mundo".
Além da portuguesa ProToiro, o acordo de cooperação será firmado pela Fundación Toro de Lidia de Espanha, pelo Observatoire National des Cultures Taurines de França, pela Tauromaquia Mexicana, pela Corporación Libertad Cultural da Colombia, pela Asociación Cultural Taurina do Perú, pela Unión Nacional Espectáculos Tradicionales Ecuador e pela Asociación Venezolana de Tauromaquia, especificam os responsáveis nacionais. A ideia é juntar debaixo de um mesmo teto as entidades representativas da promoção e defesa da Tauromaquia daqueles oito países que continuam a levar adiante a tradição tauromáquica.
As corridas de toiros têm vindo a captar mais público às praças, incluindo em Portugal, onde a última temporada tauromáquica contou com mais de 400.700 espectadores, em 176 espetáculos realizados por todo o país, um crescimento de 7% relativamente a 2022, conseguido apesar da necessidade de cancelar 16 espetáculos por causa do mau tempo e mesmo com o IVA a manter-se nos 23%, enquanto as restantes propostas culturais estão sujeitas a uma taxa de 6%, revelam os números da PróToiro. Só em 2023 tinha havido mais afluência às praças nacionais, com perto de 430 mil pessoas a assistir a corridas.
Reunindo-se mensalmente há quatro anos "para partilhar iniciativas e experiências na promoção, divulgação e defesa da liberdade cultural dos profissionais, e sobretudo, dos aficionados", as entidades que promovem e defendem as culturas taurinos nos oito países taurinos decidiram agora unir esforços e formalizar a sua colaboração.
O evento de criação do CICULT terá lugar esta sexta-feira, pelas 12.30, na Sala Antonio Bienvenida da Praça de Toiros de Las ventas, em Madrid.
O que você está lendo é [Aficionados e associações de oito países juntos pela cultura tauromáquica.pt - &].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments