Datena terá convenção do PSDB sob ataque de ala pró-Nunes e dúvida em candidatura

Sob protesto de opositores internos, o PSDB deve confirmar o apresentador José Luiz Datena na disputa pela Prefeitura de São Paulo na manhã deste sábado (27), em convenção na Assembleia Legislativa —cena que até mesmo os tucanos aguardam ver para crer.

Nas palavras de Datena, "a expectativa de ser ou não ser, eis a questão", condiz com seu histórico na política. Desde 2015, foram 11 partidos e quatro desistências de concorrer ora ao Senado ora à prefeitura.

Datena tem o endosso da cúpula do PSDB, mas enfrenta objeção de tucanos que buscam reeleger Nunes. Liderada pelo ex-presidente municipal Fernando Alfredo, a ala rebelde apresentou ao partido a pré-candidatura dele como alternativa e entrou com uma ação na Justiça para suspender a convenção.

Na noite desta sexta (26), o pedido foi indeferido, e a convenção foi mantida.

Fernando Alfredo afirma querer debater com Datena e pede prévias no PSDB, além de organizar uma manifestação na convenção. O apresentador tem dito que só será candidato se não for "sacaneado".

Em resposta a Alfredo, a federação nacional do PSDB-Cidadania se adiantou e homologou a candidatura de Datena na manhã desta sexta, como mostrou o Painel.

A cúpula nacional argumenta que, por ser a instância máxima do partido, não há como reverter a decisão e, portanto, a convenção de sábado será apenas comemorativa, não deliberativa —Alfredo diz que contestará a homologação na Justiça.

Filiado a um atrofiado e dividido PSDB desde abril, Datena chegou a 11% na pesquisa Datafolha divulgada no último dia 5, atrás de Ricardo Nunes (MDB, 24%) e Guilherme Boulos (PSOL, 23%) e colado com Pablo Marçal (PRTB, 10%).

Em seus flertes anteriores com a política, Datena não chegou a interagir com eleitores na rua como fez neste mês. É a primeira vez que sua pré-candidatura chega à etapa da convenção. Até agora, seu contrato e remuneração na Band pesaram contra a migração para as urnas.

A convenção deve anunciar quem será o vice na chapa pura tucana. O presidente municipal do PSDB, ex-senador José Aníbal, e o ex-vereador Mario Covas Neto, o Zuzinha, são os mais cotados.

Enquanto dirigentes do PSDB afirmam não haver plano B, outros líderes tucanos advogam pelo apoio a Nunes ou a Tabata Amaral (PSB) caso Datena renuncie até 15 de agosto, prazo para registro da candidatura.

Nos últimos dias, Datena sinalizou em entrevistas, inclusive à 💥️Folha, que poderia desistir. Desde terça (23), porém, passou a garantir que será candidato.

Neste ciclo eleitoral, Datena começou filiado ao PDT, que iria lançá-lo à prefeitura, mas mudou para o PSB, a convite de Tabata, para ser seu vice. Também incentivado por ela, que tinha o plano de garantir uma coligação, foi para o PSDB.

Datena nega ter traído Tabata, que ainda mantém alguma esperança de atrair o apoio dele e do PSDB na última hora.

O que você está lendo é [Datena terá convenção do PSDB sob ataque de ala pró-Nunes e dúvida em candidatura].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...