Morre Rosa Magalhães, a dama do Carnaval do Rio, aos 77 anos

A carnavalesca Rosa Magalhães morreu na noite desta quinta-feira (25) após 50 anos de dedicação à festa popular que a consagrou como grande campeã dos desfiles do Rio de Janeiro. Tinha 77 anos e sofreu um infarto.

A Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro) lamentou a morte e definiu Rosa como uma carnavalesca que fez história. Ela também foi cenógrafa, figurinista e diretora de arte. Era chamada de professora e dama do Carnaval do Rio.

Rosa conquistou sete títulos de campeã nos desfiles das escolas de samba cariocas, a primeira vez em 1982, pela Império Serrano, ao lado de Lícia Lacerda, com o enredo "Bum Bum Paticumbum Prugurundum", um dos mais famosos do grupo especial.

"Fica aqui a nossa gratidão por tudo que você fez pelo Carnaval, pela contribuição na nossa história e à arte", declarou, em nota, a direção da Império.

Na Imperatriz Leopoldinense venceu em 1994, 1995, 1999, 2000 e 2001. Esteve à frente da escola durante 16 anos. Em 2013, na Vila Isabel, ao lado de Alex Varella, conquistou o último campeonato de sua vida com o enredo "A Vila canta o Brasil, celeiro do mundo - Água no feijão que chegou mais um", sobre a importância da agricultura para o país.

Rosa ganhou o Emmy de melhor figurino na cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos do Rio, em 2007. Também foi responsável pela festa de encerramento das Olimpíadas do Rio em 2016. As duas experiências são relatadas no livro "E vai rolar a festa".

Filha dos escritores Raimundo Magalhães Júnior e Lúcia Benedetti, a carnavalesca começou a desenhar na infância, enquanto os pais escreviam, em silêncio, no apartamento da família em Copacabana. A arte entretia a menina e definiu sua trajetória.

Estudante na infância do tradicional Sacré Coeur de Marie, cursou a Escola de Belas Artes da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e cenografia na Unirio. Também era formada em francês pela Faculté des Lettres et des Sciences Humaines de Nancy.

O que você está lendo é [Morre Rosa Magalhães, a dama do Carnaval do Rio, aos 77 anos].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...