Antigo prédio de militares vai abrigar memorial sobre a ditadura em SP

O governo federal vai assinar, nesta sexta-feira (26), um acordo de cooperação com a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Paulo para a criação de um memorial sobre a ditadura no antigo prédio de auditorias militares na capital paulista.

O espaço será dedicado à memória de advogados, ex-presos políticos e acusados durante o regime militar brasileiro.

Segundo o Núcleo de Preservação da Memória Política, instituição que coordena a iniciativa em parceria com a seccional paulista da OAB, o local, utilizado pela repressão, foi cedido para funcionar como museu no final de 2013.

A assinatura do acordo de cooperação técnica para a implantação do museu terá a presença dos ministros Silvio Almeida (Direitos Humanos) e Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais), além de representantes das organizações envolvidas.

No prédio que abrigará o memorial, localizado na avenida Brigadeiro Luiz Antônio, no centro de São Paulo, funcionaram as auditorias militares da 2ª CJM (Circunscrição Judiciária Militar), com jurisdição sobre todo o estado de São Paulo, onde eram julgados crimes praticados por integrantes da Marinha, Aeronáutica e Exército.

Depois do golpe de 1964, crimes políticos passaram a ser julgados no local.

A celebração do acordo ocorre nesta sexta na sede da OAB, no centro de São Paulo. Está prevista também a participação de vítimas do regime como a ex-presa política Amelinha Teles.

O que você está lendo é [Antigo prédio de militares vai abrigar memorial sobre a ditadura em SP].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...