Edição das Obras Completas de Luiz Gama ilumina a trajetória do jurista baiano

Na coluna passada, escrevi aqui sobre o advogado Luiz Gama. Como todo artigo pautado em questões raciais, sempre necessário para um país feito o Brasil, onde o racismo ainda impera, aquele sobre a atuação jurídica de Luiz Gama é de uma premência histórica, dado o papel enquanto homem de seu tempo, forjado na vida pública como jurista, abolicionista, poeta, jornalista, intelectual e pensador.

No artigo anterior, pontuei a leitura que fiz sobre o excelente livro do professor e historiador Bruno Rodrigues de Lima –"Luiz Gama Contra o Império", da editora Contracorrente. Com base nessas leituras e nas referências nelas contidas, pude mergulhar em outros trabalhos já publicados, pelo mesmo autor, a respeito do tribuno negro.

Tratam-se dos volumes de textos enfeixados nos livros "Democracia", "Direito", "Crime" e "Liberdade", todos publicados pela editora Hedra, que compõem os primeiros dos prometidos 11 livros das obras completas do autor baiano, também sob a responsabilidade de Bruno Lima, que há anos vem se dedicando a estudar, escrever e preencher históricas lacunas sobre um dos nomes mais importantes no combate à escravidão no país.

Pelo que pude mensurar, nas leituras dessas obras, há muito ainda o que se falar a respeito da trajetória do grande jurista negro, considerado o patrono da abolição da escravatura no Brasil, em especial sobre a luta sem tréguas que travou contra o cativeiro e, acima de tudo, o aspecto de sua abundante produção jurídica e intelectual.

O que você está lendo é [Edição das Obras Completas de Luiz Gama ilumina a trajetória do jurista baiano].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...