É preciso dilatar a pupila em todo exame de vista? Saiba o que dizem especialistas

Talvez a parte mais desagradável de um exame de vista seja quando o médico aplica as temidas gotas para dilatar suas pupilas. Elas ardem nos olhos, embaçam sua visão e te deixam semicerrando os olhos para olhar telas por horas. Enquanto você pisca e as lágrimas voltam, é natural se perguntar: Isso é realmente necessário?

Não há dúvida de que a dilatação dos olhos pode ajudar os profissionais a detectar glaucoma, degeneração macular e muitas outras doenças. Mas há um debate sobre quem realmente precisa fazer isso e com que frequência.

A Associação Americana de Optometria recomenda que todos os adultos façam um exame de vista dilatado a cada ano, mesmo que não tenham problemas de visão. Mas a orientação da Academia Americana de Oftalmologia é totalmente diferente: esse grupo diz que a maioria dos adultos jovens e saudáveis não precisa de exames dilatados anuais.

"Este é um assunto tão polêmico", diz Roy Chuck, oftalmologista no Montefiore Einstein em Nova York e diretor de qualidade de atendimento da Academia Americana de Oftalmologia. "É confuso, porque você está ouvindo coisas diferentes de diferentes médicos."

Perguntamos a especialistas de ambos os lados do debate sobre os benefícios e desvantagens da dilatação.

Como funciona a dilatação da pupila?

A dilatação aumenta a sua pupila para dar ao seu oftalmologista uma visão mais ampla e clara da retina, nervo óptico e vasos sanguíneos no fundo do seu olho, diz Andrew Morgenstern, diretor do grupo de recursos clínicos da Associação Americana de Optometria.

"Olhar sem dilatação é como olhar para uma sala através de uma fechadura", diz Morgenstern. "Com a dilatação, é como olhar com a porta aberta."

A dilatação pode ajudar um profissional a diagnosticar centenas de condições, incluindo algumas que não estão relacionadas à visão, como pressão alta, doenças autoimunes e câncer.

Quem precisa de um exame com pupilas dilatadas e quando?

Os especialistas em oftalmologia concordam que exames de olhos dilatados são cruciais para pacientes que estão apresentando sintomas como manchas flutuantes, flashes de luz, dor nos olhos, visão dupla ou uma mudança dramática na visão. Esses podem ser sinais de um problema que ameaça sua visão, como glaucoma, degeneração macular, retinopatia diabética ou retina descolada.

O que você está lendo é [É preciso dilatar a pupila em todo exame de vista? Saiba o que dizem especialistas].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...