Veganos se alimentam melhor do que carnívoros, aponta estudo

Recebi um e-mail automático da SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira) protestando contra o título de uma matéria veiculada pela agência de notícias da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

O texto em questão intitula-se "Veganos consomem teor adequado de proteínas e aminoácidos essenciais, mas dependem de ultraprocessados".

Fui ler o original para ver de que se tratava. E concordei com os vegetarianos.

Vamos começar pela queixa.

A SVB argumenta que o próprio texto desmente o título.

Não é isso, tecnicamente, mas é isso se não formos tão técnicos.

O artigo da Fapesp afirma que os veganos –pessoas que abominam o consumo de qualquer artigo de origem animal– não apresentam déficit de ingestão de proteínas e aminoácidos essenciais. Ambos são nutrientes mais encontrados em carnes, ovos e laticínios.

O contraponto vem da constatação de que, para obter tais nutrientes, os veganos precisam recorrer à proteína texturizada de soja e a suplementos proteicos. Tecnicamente, os dois são alimentos ultraprocessados (e dá-lhe tecnicamente).

Ocorre que o próprio artigo diz o seguinte, citando o pesquisador Hamilton Roschel, da Faculdade de Medicina da USP, coordenador do estudo em questão:

"Embora estejam na mesma classificação de ultraprocessados, alimentos como PTS e suplementos proteicos não necessariamente são prejudiciais à saúde, o que não pode ser dito de alimentos ultraprocessados que contêm altas concentrações de gordura, açúcar, sódio, conservantes e aditivos artificiais, por exemplo."

O que você está lendo é [Veganos se alimentam melhor do que carnívoros, aponta estudo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...