Equilibrando o futuro e o presente na política industrial brasileira

Um desafio importante da nova política industrial brasileira –a NIB (Nova Indústria Brasil)–é equilibrar as prioridades das indústrias existentes com as das indústrias que ainda não existem.

Embora seja essencial melhorar a competitividade das indústrias estabelecidas, uma estratégia industrial bem desenhada deve ir além das necessidades presentes. Deve também considerar a direção das tendências tecnológicas e econômicas globais e desenvolver um plano para a participação do país em indústrias futuras.

O CNDI (Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial) tem se esforçado para ouvir todas as partes interessadas afetadas pela política e chegar a missões e uma linguagem que sejam relevantes e aceitáveis para todos.

Esse é um esforço louvável para tornar a política democraticamente legítima e ouvir os grupos que melhor conhecem os desafios e necessidades da indústria.

O próximo passo necessário é desenvolver um plano para indústrias que não são grandes ou estruturadas o suficiente para fazer suas vozes serem ouvidas. Esse é um esforço igualmente desafiador, pois envolve considerável dose de antecipação, pensamento estratégico e tomada de riscos.

O Brasil possui importantes iniciativas de prospecção tecnológica e planejamento estratégico, como o CGEE (Centro de Gestão e Estudos Estratégicos) e o Observatório Nacional da Indústria da CNI (Confederação Nacional da Indústria). No entanto, essas iniciativas ainda não estão integradas nos processos de formulação das políticas.

Isso faz com que as necessidades de curto prazo ofusquem as políticas orientadas para o futuro. Esse descuido com as perspectivas futuras leva a um maior investimento em indústrias onde a liderança tecnológica não é mais alcançável, restando apenas oportunidades como seguidores ou em pequenos nichos de mercado.

O que você está lendo é [Equilibrando o futuro e o presente na política industrial brasileira].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...