Como nasce e cresce o meme Taxadd

Na última semana, as redes sociais foram tomadas por memes sobre o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT).

Utilizando a ferramenta Palver de monitoramento de grupos públicos de WhatsApp, é possível notar que as menções ao termo "Taxadd" explodem no dia 16 de julho, mas o termo já é utilizado há muito tempo.

Esse é um comportamento comum entre diversos tópicos que furam a bolha, existindo de forma "adormecida" e, do dia para a noite, podem se tornar virais.

A primeira ocorrência do uso do meme "Taxadd" parece ter sido organizada por robôs há mais de um ano no WhatsApp.

Uma mensagem que dizia "Taxadd, só criando mais impostos e taxas para a máquina pública corrupta" foi disparada em diversos grupos no dia 31 de março de 2023 por um usuário com comportamento robótico.

Este usuário aparenta ser um serviço automatizado, dado que todas as mensagens enviadas ao longo de dois anos são sempre "pílulas anti-governo" repetidas em diversos grupos nos mesmos minutos.

Esses disparos começam em meio à discussão impulsionada por um deputado estadual do PL de Minas Gerais sobre a taxação de importação de produtos de lojas digitais internacionais.

Depois dessa primeira onda de disparos, não se ouviu falar em "Taxadd" no WhatsApp até o dia 4 de abril de 2023. A partir dessa data, é possível ver diversos usuários utilizando o termo de forma orgânica para fazer brincadeiras e criticar o ministro.

Nas semanas subsequentes, usuários começam a compartilhar mais frequentemente nos grupos quando suas compras internacionais são taxadas. Indignados, enviam prints do portal de importação dos Correios e associam as taxas ao ministro Haddad.

Esse comportamento, que não era notado com a mesma frequência antes, atingiu seu pico de atividade em maio e junho de 2023, mas se mantém constante nos meses seguintes até o início de 2024.

O que você está lendo é [Como nasce e cresce o meme Taxadd].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...