Trump modera imagem e pode levar mais pessoas às urnas, diz professor de Harvard

A postura que Donald Trump vem adotando após o ataque a tiros que sofreu no sábado (13) pode ajudá-lo a projetar uma imagem mais moderada e levar mais eleitores simpáticos a ele às urnas em novembro.

Esta é a visão de Alexander Keyssar, autor de "O Direito ao Voto: A História Contestada da Democracia nos EUA" e professor da Universidade Harvard.

Em entrevista à 💥️Folha, ele afirma temer que apoiadores extremistas do ex-presidente possam mirar democratas, e acha provável que novos episódios de violência surjam até a eleição —e, especialmente, após o pleito, a depender da reação do lado derrotado.

O cenário de extremismo, no entanto, está longe de ser um ponto fora da curva na história americana, diz Keyssar. Hoje, ele atribui o problema ao trumpismo, alimentado por um temor racial de parte da população branca, e uma Suprema Corte conservadora.

Somados, os fatores geram a erosão da confiança das instituições democráticas. "Resta a força e violência", diz.

Leia mais

💥️Qual vai ser o impacto do ataque sobre a campanha de Trump?
Não sei se terá um grande efeito. Acho que isso lhe dará uma maior capacidade de se apresentar como uma vítima e um mártir e, ao mesmo tempo, como um sobrevivente sobre-humano. "Eles tentam me atingir, mas ainda estou aqui, ergo o punho" etc. Isso vai contribuir para a persona que ele já criou. E acho que isso pode dar a ele um pouco mais de abertura para parecer mais moderado e pedir união, como ele já tem feito.

💥️O sr. ficou surpreso com esse pedido de união de Trump?
Sim, fiquei surpreso, mas na verdade é um passo astuto. Basicamente, os democratas estavam todos pedindo união. Biden estava pedindo união. Acho que as pessoas ao redor de Trump, que parecem estar bastante alertas agora, percebem que, como ele já parece estar à frente, retratá-lo como alguém que não causará grandes danos e ódio é uma vantagem para eles.

Um medo que tenho é que o ataque crie imitadores visando os democratas entre alguns dos apoiadores radicais de Trump. Não precisa ser muitas pessoas, pode ser apenas três. E há muitas armas por aí.

O que você está lendo é [Trump modera imagem e pode levar mais pessoas às urnas, diz professor de Harvard].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...