Empresários lançam manifesto por união contra mudanças climáticas

Mais de 50 lideranças empresariais de algumas das maiores companhias do país lançaram nesta quarta-feira (28) um manifesto pedindo união de esforços da sociedade para enfrentar as mudanças climáticas.

A declaração, que foi publicada na Folha e em outros jornais de circulação nacional, afirma que o país precisa acelerar e aprofundar a construção de diretrizes e metas de um plano nacional de descarbonização para ser levado à COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), que será realizada em Belém, em 2025.

O movimento acontece na esteira das tragédias provocadas por fatores climáticos neste ano, como os incêndios que atingiram o pantanal e o estado de São Paulo, depois das chuvas no Rio Grande do Sul.

Os empresários assinam individualmente o manifesto, não em nome das companhias a que estão ligados. Entre os signatários há nomes como Ana Maria Diniz (Instituto Península), Arminio Fraga (Gávea), Daniel Castanho (Ânima Educação), Eduardo Bartolomeo (Vale), Eduardo Vassimon (Votorantim), Elie Horn (Cyrela), Eugênio Mattar (Localiza), Guilherme Benchimol (XP), Guilherme Leal (Natura), Marcos Molina (BRF/Marfrig), Rodrigo Galindo (Cogna), Rubens Menin (MRV), Rubens Ometto (Cosan) e outros.

Segundo o manifesto, o empresariado e os Três Poderes "precisam se unir o quanto antes para encarar esse desafio, em uma coalizão em defesa do nosso meio ambiente, da nossa economia e da prosperidade da nossa população".

"Não temos à mão fórmulas prontas, soluções fáceis. Mas, como cidadãos perplexos com o impacto socioeconômico dos eventos extremos e com o despreparo da nossa nação, manifestamos aqui nosso compromisso de buscar as saídas em conjunto com toda a sociedade", diz o texto.

"Precisamos colaborar com o Executivo na estratégia de combate ao desmatamento ilegal e na recuperação de áreas degradadas. Precisamos contribuir com o Legislativo na criação de leis que disciplinem o licenciamento ambiental e protejam as florestas. Precisamos incentivar um Judiciário atuante na defesa do direito constitucional ao meio ambiente."

O que você está lendo é [Empresários lançam manifesto por união contra mudanças climáticas].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...