Por que a direita populista é forte na Europa, mas não no Reino Unido

O partido Reunião Nacional (RN) de Marine Le Pen conquistou um recorde de 32% dos votos nas eleições legislativas francesas do último fim de semana, dobrando a parcela que conquistou há dois anos e garantindo 143 assentos no Parlamento. Embora tenha perdido para as coalizões de esquerda e centro, seu lugar como o maior partido único agora no Legislativo é, no entanto, emblemático da contínua ascensão da direita populista em toda a Europa continental.

Por outro lado, apesar de toda a conversa sobre um avanço do partido de ultradireita britânico Reform UK —e de especulações de que a sigla de Nigel Farage poderia ultrapassar os Conservadores—, o Reform acabou com 14% dos votos nas eleições gerais do Reino Unido. Isso foi apenas uma leve melhora em relação aos 13% de seu antecessor, o Ukip, nas eleições gerais de 2015, e com menos segundos lugares nos distritos eleitorais do que o Ukip tinha naquela época.

Evidentemente, os eleitores britânicos permanecem como bastiões de sanidade e moderação contra as forças sombrias que varrem o continente. Ou será que não?

O problema com a narrativa da "ascensão da direita" sempre foi que o sucesso ou fracasso dos partidos da direita radical tem tanto, se não mais, a ver com a oferta de partidos e políticos eficazes quanto com a demanda por eles.

Uma pesquisa recente da FocalData apontou que 37% dos britânicos considerariam apoiar um partido hipotético que acredita que a imigração, os direitos LGBTQIA+ e o ambientalismo foram longe demais e que a cultura do país está sob ataque.

Esta é uma parcela maior do que as pessoas que responderam à mesma pergunta na França, Alemanha, Itália ou na Holanda. Os dois últimos países são atualmente governados por coalizões dos quais os partidos de extrema direita são o componente principal.

Por que esse apetite pelo populismo de direita é atendido em alguns países, mas não em outros?

O que você está lendo é [Por que a direita populista é forte na Europa, mas não no Reino Unido].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...