Militares reforçam em depoimentos à PF acusações contra Bolsonaro sobre joias

Militares próximos ou que atuaram como assessores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reforçaram as acusações feitas pela Polícia Federal no inquérito das joias, conforme depoimentos prestados ao órgão. Todos foram citados por lavagem de dinheiro e associação criminosa.

Os militares confirmaram informações sobre a venda e tentativa de venda das joias e bens de luxo, dados de presente a Bolsonaro no exterior como chefe de Estado, e também sobre a operação para recuperar os itens.

A maior parte dos dados foi detalhada pelo tenente-coronel do Exército e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid,💥em acordo de colaboração firmado com a Polícia Federal.

O tenente-coronel disse, por exemplo, que, em dezembro de 2022, o ex-presidente lhe entregou uma mala contendo esculturas e joias, solicitando que os itens fossem vendidos. Isso colaborou para que a PF pudesse afirmar que Bolsonaro tinha conhecimento do esquema.

O ex-presidente foi indiciado sob suspeita dos crimes de associação criminosa (com previsão de pena de reclusão de 1 a 3 anos), lavagem de dinheiro (3 a 10 anos) e peculato/apropriação de bem público (2 a 12 anos).

Cid também afirmou que, em janeiro de 2023, viajou de Miami para Nova York, nos Estados Unidos, para entregar as joias do "kit ouro rosé" na loja Fortuna Auction para serem vendidas em leilão online.

Ele acrescentou que o ex-presidente tinha ciência de que o referido kit tinha sido encaminhado para ser vendido em leilão naquele país.

O conjunto trazia itens masculinos da marca Chopard, contendo uma caneta, um anel, um par de abotoaduras, um rosário árabe e um relógio recebidos pelo então ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, após viagem a Arábia Saudita, em outubro de 2023.

O que você está lendo é [Militares reforçam em depoimentos à PF acusações contra Bolsonaro sobre joias].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...