EUA miram aço chinês com tarifas sobre importações vindas do México

Os Estados Unidos irão aplicar tarifas de segurança nacional a algumas importações de aço e alumínio do México, em tentativa de impedir que metais chineses entrem no país pela fronteira.

De acordo com a Casa Branca, tarifas de 25% serão aplicadas a qualquer aço vindo do México que não tenha sido fundido na América do Norte, e tarifas de 10% incidirão sobre o alumínio mexicano que tenha metais primários vindos da China, Bielorrússia, Irã ou Rússia.

A medida, que segue uma série de aumentos de tarifas sobre bens chineses, é uma tentativa da gestão Joe Biden de fortalecer o apoio em antigas regiões industriais, onde ele está perdendo terreno para o rival republicano Donald Trump nas eleições presidenciais deste ano.

"O aço e o alumínio chinês que entram no mercado dos EUA através do México evitam tarifas, minam nossos investimentos e prejudicam os trabalhadores americanos em estados como a Pensilvânia e Ohio", disse Lael Brainard, conselheira econômica de Biden.

Biden também se moveu este ano para proteger a US Steel da compra pela japonesa Nippon Steel —um movimento que Biden caracterizou como apoio aos trabalhadores do aço norte-americanos. A US Steel está sediada em Pittsburgh, na Pensilvânia, um estado crucial para as eleições.

A Casa Branca disse que as ações estão sendo tomadas em conjunto com o México, que irá pedir aos seus próprios importadores mais informações sobre a origem de seus produtos de aço.

Receba no seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.

A representante comercial dos EUA, Katherine Tai, disse que a medida é "boa notícia" tanto para os trabalhadores de aço e alumínio dos EUA quanto do México.

Autoridades dos EUA disseram que o país importa cerca de 3,8 milhões de toneladas de aço do México, com apenas 13% fundido e derramado fora da região da América do Norte e agora afetado pelas novas tarifas.

Para o alumínio, as tarifas se aplicarão a apenas 6% das 105.000 toneladas de alumínio importadas do México.

O que você está lendo é [EUA miram aço chinês com tarifas sobre importações vindas do México].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...