Mostra de Julio Le Parc reúne a produção recente de um dos pais da arte cinética

Julio Le Parc, um dos pioneiros da arte cinética junto a Carlos Cruz-Diez, tem uma rotina como a de "qualquer trabalhador ou artista", segundo ele. Em sua casa-ateliê nos arredores de Paris, o artista acorda às 8h, lê o jornal e toma café da manhã antes de descer para seu local de trabalho, por volta de 10h, e começar a desenhar, "que é o que mais gosto de fazer".

Foi desta disciplina que Le Parc, hoje com 95 anos, criou nos últimos dois ou três anos a maioria das 45 obras agora em exposição na galeria Nara Roesler, em São Paulo. Os trabalhos apresentados no espaço no Jardim Europa são pinturas, estudos e dois móbiles —sendo um feito especificamente para esta mostra— que ainda não haviam sido exibidos no Brasil.

As obras são o mais recente desdobramento da série "Alquimias", uma sequência de trabalhos que Le Parc realiza desde os anos 1980. Na primeira sala, vemos os estudos, em escala menor, para algumas das pinturas apresentadas na segunda galeria, a maior. Com milhares de pontinhos em diferentes tonalidades de cor, identificadas por números, Le Parc rascunha as suas conhecidas formas geométricas e como elas se encontram, se agrupam e interagem entre si.

As pré-obras deixam ver o processo criativo do artista —ele se vale de tons mais frios, como o azul e o roxo, e outros quentes, a exemplo do vermelho e do laranja, todos em geral aplicados de maneira vibrante sobre o papel. A paleta de Le Parc compreende 14 tonalidades, as mesmas que utiliza desde 1959.

O espaço expositivo maior guarda o principal da mostra. Ali vemos o artista, com a ajuda de seus assistentes, levar para telas grandes em fundo preto o pontilhismo colorido dos estudos. As pinturas, em tinta acrílica, são estáticas, é claro, mas Le Parc é mestre em passar para o espectador a impressão de que as figuras geométricas estão em movimento, como que fluindo e se entrelaçando umas nas outras, tipo um caleidoscópio.

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