Competição entre usinas despacháveis e intermitentes

Uma fonte de energia elétrica é despachável se consegue produzir eletricidade quando necessário. Isto é, se está disponível quando o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) a "despacha".

As usinas hidroelétricas com reservatório são despacháveis desde, é claro, que os reservatórios não estejam vazios. Ademais, são também "limpas", no sentido de que não emitem gases que causam o efeito estufa (GEE), graças à natural renovação da água que escoa pelos rios (ciclo hidrológico).

As usinas termoelétricas também são despacháveis, desde que haja estoque de carvão, gás natural, biomassa ou urânio, conforme o tipo da usina.

As que queimam carvão são as que mais emitem GEE por MWh gerado, seguidas da que queimam gás natural. As que utilizam biomassa também emitem GEE durante a queima, mas a emissão líquida é nula quando se considera a reabsorção de CO2 durante o crescimento da biomassa. As usinas nucleares, movidas a urânio, não emitem GEE.

Uma usina intermitente, ao contrário de uma despachável, só produz eletricidade quando a natureza permite. Usinas solares são intermitentes porque só produzem quando o Sol brilha, eólicas só quando o vento sopra e hidroelétricas sem reservatório só quando o rio flui. Em compensação, não emitem GEE.

A energia produzida por uma usina "limpa" não é equivalente à produzida por outra que emite GEE porque a segunda causa externalidade ambiental negativa, que causa mudanças climáticas.

Por isso não é razoável que se utilize uma única métrica para comparar as duas fontes, baseada apenas no custo unitário da energia (R$/MWh). Seria como comparar banana com laranja.

O que você está lendo é [Competição entre usinas despacháveis e intermitentes].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...