Disco de sambas inéditos retoma Luiz Carlos da Vila como grande poeta popular

"Tomara que entre no disco. Vou ficar todo feliz, e minha mãe também". O gaiato gracejo que se ouve na gravação é dito por Luiz Carlos da Vila, num recado para o cantor Augusto Martins. O compositor apresentava ao amigo "Outras Bandas", samba que tinha acabado de fazer.

A fala e a canção são agora recuperadas em "Coisas Guardadas pra Te Dar", álbum de Augusto e Cláudio Jorge que reúne 12 músicas inéditas de Luiz Carlos, morto em 2008. Duas músicas serão lançadas como single no dia 21 de julho, data em que o compositor faria 75 anos. O álbum completo está previsto para chegar às plataformas até o fim de 2024.

"Outras bandas" abre o disco e traz a voz de Luiz Carlos —da gravação caseira na qual ele mostrava a canção— junto às vozes de Augusto e Cláudio. O trio passeia com graça pela letra que malandramente se equilibra na indefinição da situação do personagem: "Não se sabe de fato se de fato é"; "Dizem que ele tá por dentro/ Dizem que por dentro há/ Num total cem por cento/ De chance de ser/ Ou de ser que não tá".

Com a natureza do malandro que ginga sempre entre o lá e o cá, Luiz Carlos não está ao mesmo tempo em que está profundamente presente em "Coisas Guardadas pra Te Dar". "Não parece um tributo. É um disco que ele estaria fazendo hoje", diz Cláudio. "E, para quem acredita nessas coisas, e eu acredito, tem o dedo dele mesmo nessa parada. Com certeza ele fez o disco ali com a gente."

A ideia nasceu como sequência de outro disco que Augusto e Cláudio haviam feito em 2015, dedicado a Ismael Silva. Decidiram dali desdobrar uma série, "gravando sempre um compositor carioca, preferencialmente negro", como explica Cláudio. Luiz Carlos, amigo de ambos, foi uma escolha natural —já existe o projeto do terceiro homenageado, que eles preferem não revelar.

O que você está lendo é [Disco de sambas inéditos retoma Luiz Carlos da Vila como grande poeta popular].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...