Esquerda da França tenta ser heroína entre Macron e a ultradireita

Em 1965, quando concorria às eleições presidenciais, o general Charles de Gaulle alertava que "a França poderia entrar em estado mais desastroso do que qualquer outro já vivido". O apelo foi resumido como "sou eu ou o caos" ("c’est moi ou le chaos"). Desde então, cientistas políticos e jornalistas recorrem à frase, erroneamente atribuída ao general, para definir a estratégia de vários políticos ao longo da história para salvar seus mandatos. Emmanuel Macron não é exceção.

Banqueiro e ex-ministro da Economia no governo de François Hollande, Macron fundou seu partido, dando-lhe cara de terceira via, em 2016. No ano seguinte, apesar de inexperiente, aproveitou o vento favorável para concorrer à Presidência, com a economia estagnada e o povo insatisfeito com a velha política. A outra opção do segundo turno de 2017 era Marine Le Pen. Com medo do caos, os eleitores apostaram no incerto.

Seu primeiro governo flexibilizou direitos trabalhistas, reduziu impostos de empresários e cortou programas sociais. Inábil em se manter no centro e ignorando o povo que protestava nas ruas, Macron ganhou o título de "presidente dos ricos". Impopular, mas movido por grande ego, buscou reeleição em 2022, apelando novamente à estratégia de "sou eu ou o caos". Desta vez, porém, a aposta não era mais no desconhecido.

Acuada, a esquerda, sem fôlego para chegar à vice-liderança, tem sido sempre quem faz o maior sacrifício. Foi assim em 2022, quando precisou engolir amargamente a decisão de apoiar Macron para obstruir a vitória da ultradireita. Ingrato, o presidente reeleito seguiu com sua agenda neoliberal. No ano seguinte, decretou unilateralmente uma reforma da Previdência que puniu os trabalhadores.

O caos começou a parecer ser melhor opção. Com a esquerda fragmentada, a ultradireita tem triunfado.

O que você está lendo é [Esquerda da França tenta ser heroína entre Macron e a ultradireita].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...