OMS lança diretrizes para tratamento contra o tabagismo

A OMS (Organização Mundial da Saúde) lançou nesta terça-feira (2), pela primeira vez, um conjunto de diretrizes contra o tabagismo, o que inclui apoio comportamental, intervenções digitais e tratamento com uso de medicação.

No documento, a OMS afirma que o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano e impõe um peso econômico significativo em todo o mundo.

"Esforços intensivos e sustentados são necessários para acabar com essa epidemia global", diz o texto. "À medida que os esforços das políticas de controle do tabaco aumentam, a expansão dos serviços abrangentes de cessação do tabagismo para apoiar os usuários é imperativa".

Segundo a OMS, globalmente há 1,2 bilhão de pessoas que usam tabaco e mais de 60% desejam parar, mas 70% não têm acesso a serviços de auxílio para isso nos sistemas de saúde. Faltam recursos humanos e financeiros.

"Há uma necessidade urgente de desenvolver diretrizes clínicas padronizadas baseadas em evidências da OMS para orientar os estados membros sobre a cessação do tabaco e o tratamento da dependência em adultos", afirma o documento.

"Essas diretrizes representam um marco crucial na nossa batalha global contra esses produtos perigosos", afirmou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Dados da Opas (Organização Pan-Americana de Saúde), agência da OMS para a região das Américas, indicam que o tabaco mata cerca de 8 milhões de pessoas por ano no mundo. Destes, cerca de 1,2 milhão são aqueles expostos ao fumo passivo.

O conjunto de diretrizes foi produzido por um grupo formado por 13 especialistas que possuem experiências e pontos de vista variados. Eles determinaram as principais questões, revisaram evidências e formularam recomendações.

De acordo com a OMS, a combinação de farmacoterapia com intervenções comportamentais aumenta as taxas de sucesso no abandono do tabagismo.

O que você está lendo é [OMS lança diretrizes para tratamento contra o tabagismo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...