Prefeitura de SP inicia obra para minimizar enchentes em Moema, bairro onde idosa morreu

Funcionários da prefeitura iniciam neste sábado (11) obras contra enchentes em Moema, na Zona Sul de São Paulo. — Foto: Reprodução/TV Globo 1 de 2 Funcionários da prefeitura iniciam neste sábado (11) obras contra enchentes em Moema, na Zona Sul de São Paulo. — Foto: Reprodução/TV Globo

Funcionários da prefeitura iniciam neste sábado (11) obras contra enchentes em Moema, na Zona Sul de São Paulo. — Foto: Reprodução/TV Globo

A Prefeitura de São Paulo iniciou neste sábado (11) uma obra que pretende ampliar a absorção das águas da chuva em Moema, na Zona Sul da capital. Uma idosa de 88 anos morreu na última quarta-feira (8), após ter o carro arrastado pela enxurrada na Rua Gaivota.

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) este no local das obras nesta manhã, e admitiu que os trabalhos não são suficientes para resolver totalmente o problema da região.

Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), em visita a obra neste sábado (11). — Foto: Reprodução/TV Globo 2 de 2 Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), em visita a obra neste sábado (11). — Foto: Reprodução/TV Globo

Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), em visita a obra neste sábado (11). — Foto: Reprodução/TV Globo

Segundo a gestão municipal, serão ampliadas as áreas de absorção e tomadas medidas para que viela sanitária que há no local seja desobstruída. Também serão construídos jardins de chuva e executadas obras de drenagem, ainda de acordo com a prefeitura.

Para Simone Boacnin, presidente da Associação de Moradores Viva Moema, fazem falta mais obras em todo o bairro.

"A capacidade do bairro está afetada. Então não adianta só a gente fazer as obras emergenciais. Por isso não pode ficar esquecido. A gente precisa fazer obras de drenagem", afirma.

Esse tipo de problema com as chuvas está cada vez mais comum no bairro. Na rua Jurupis, uma moradora registrou o momento que um carro é levado pelas águas até sumir ().

A Federação Nacional de Seguros Gerais, que representa quinze empresas, afirma que houve um aumento de cerca de 30% no número de chamados nesta semana, em relação às semanas anteriores.

"Em dias de chuva, normalmente, o período de acionamento e chegada até o cliente aumenta, dependendo da região. Porque se o cliente está numa região em que o alagamento é muito grande, nós temos que aguardar baixar as águas pra acessar. Então isso pode variar em função da quantidade de chuva", diz Marcelo Sebastião, presidente da federação.

Câmera de segurança registrou o momento em que o carro de Nayde Pereira Capelano, de 88 anos, entrou na Rua Gaivota, em Moema, na Zona Sul de São Paulo, e foi levado pela correnteza, durante a chuva de quarta-feira (8). Ela morreu após uma parada cardiorrespiratória.

O carro aparece nas imagens às 17h26. Imediatamente, ele começa a boiar e fica quase completamente submerso (veja vídeo acima).

Os bombeiros foram acionados e tentaram reanimar a mulher, mas não conseguiram. Segundo a Polícia Militar, Neyde perdeu o controle do veículo, bateu em uma árvore e ficou presa na enxurrada. Conforme apurado pela TV Globo, a mulher tinha saído para buscar remédios em um posto de saúde.

O que você está lendo é [Prefeitura de SP inicia obra para minimizar enchentes em Moema, bairro onde idosa morreu].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...