PM que matou jovem negro no Oxxo é preso em SP após decisão da Justiça

O PM Vinícius de Lima Britto, gravado matando um jovem negro com tiros nas costas em um estabelecimento na zona sul de São Paulo, foi levado para o presídio Romão Homes na noite de quinta-feira, após a Justiça determinar sua prisão e o tornar réu. A vítima, Gabriel Renan da Silva Soares, havia furtado itens de limpeza no estabelecimento.

O que aconteceu

    Trump estreita inimizade entre Mercosul e UE

    Josias de Souza

    Trump estreita inimizade entre Mercosul e UE

  • O risco que o Botafogo corre contra o São Paulo

    Juca Kfouri

    O risco que o Botafogo corre contra o São Paulo

  • Filme sobre Mujica é sopro em tempos de ódio

    Tony Marlon

    Filme sobre Mujica é sopro em tempos de ódio

  • Mundial dá cruzamentos terríveis para brasileiros

    PVC

    Mundial dá cruzamentos terríveis para brasileiros

PM também disse que agiu em legítima defesa, segundo o jornal Folha de S.Paulo.

Não se descura do fato de que o acusado, policial militar, a despeito de sua condição de agente de segurança pública, cuja função precípua é a proteção da sociedade e a preservação da ordem pública, disparou contra a vítima fora de serviço, utilizando-se de arma de fogo de propriedade da Corporação e cujo porte detinha apenas em razão do exercício de sua função pública.

Sua conduta, ainda que inserida em contexto de coibição de crime patrimonial (praticado sem violência ou grave ameaça à pessoa, diga-se), excedeu em muito os limites de sua atividade, em flagrante deturpação da finalidade da Polícia Militar.
💥️Decisão da magistrada

Magistrada ainda fez outras determinações

Continua após a publicidade

Entenda o caso

Continua após a publicidade

Newsletter

PRA COMEÇAR O DIA

Comece o dia bem informado sobre os fatos mais importantes do momento. Edição diária de segunda a sexta.

Quero receber

Eles acrescentam que o caso segue sob investigação no DHPP e que as imagens divulgadas pelo tio da vítima foram "captadas, juntadas aos autos e estão sendo analisadas para auxiliar na apuração dos fatos".

💥️SSP-SP ainda disse na quarta que "familiares da vítima foram ouvidos". Diligências são realizadas para tentar identificar a testemunha que esbarrou em Gabriel durante sua fuga do estabelecimento. "A Polícia Militar acompanha as investigações, prestando apoio à Polícia Civil. Caso as apurações apontem para a responsabilização criminal do policial militar, medidas administrativas serão adotadas, incluindo a possibilidade de processo disciplinar que poderá resultar na sua exclusão da Instituição."

💥️Chefe da segurança paulista também se manifestou sobre o caso na manhã de terça-feira (3). Em postagem divulgada na rede social X, o secretário da SSP, Guilherme Derrite, escreveu: "Policial não atira pelas costas em um furto sem ameaça à vida e não arremessa ninguém pelo muro", em referência a outro caso recente de violência policial no estado de São Paulo divulgado pela imprensa.

💥️Vinicius é soldado de segunda classe e tem a remuneração mensal de R$ 4.852,21, segundo o Portal da Transparência do Estado de São Paulo.

O que você está lendo é [PM que matou jovem negro no Oxxo é preso em SP após decisão da Justiça].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...