Taboão da Serra decide se mantém secretário da Segurança após ele aparecer em vídeo dando soco em mulher quando era delegado
A Prefeitura de Taboão da Serra, na Grande São Paulo, informou nesta terça-feira (18) que avalia se mantém 💥️Rodrigo Gentil Falcão no cargo de secretário da Segurança Pública da cidade. O motivo: ele aparece em um vídeo dando um soco no rosto de uma mulher, durante abordagem em 2023, antes de assumir a pasta e quando era delegado no município💥️.
Apesar de antiga, a gravação, feita por câmera de segurança, era inédita e começou a circular nesta semana nas redes sociais. O material chegou ao conhecimento da administração municipal, que decidiu apurar se a agressão cometida por Falcão o credencia ou desabona a continuar no cargo.
Quer ficar por dentro de tudo sobre as eleições e acompanhar a apuração do segundo turno em tempo real? Baixe o app do g1.
"Foi usado de força moderada para contê-la", respondeu Falcão ao 💥️g1 para justificar o soco que deu no rosto da mulher💥️💥️. Ele assumiu a pasta em agosto de 2023. A Secretaria da Segurança de Taboão da Serra também comanda a 💥️Guarda Civil Municipal (GCM). E são justamente guardas civis municipais da cidade que aparecem ao lado dele na filmagem da agressão, em 11 de agosto de 2023.
De acordo com a prefeitura, os agentes da GCM também serão investigados por meio de um processo administrativo interno por não terem detido o delegado quando o viram dando um soco no rosto da mulher. Também não mencionaram a agressão no registro do caso na delegacia da cidade.
No 💥️Termo Circunstanciado (TC) registrado no 💥️1º Distrito Policial (DP) de Taboão da Serra, constam apenas "desacato" e "resistência", crimes supostamente cometidos pela mulher contra o delegado.
1 de 5 O então delegado Rodrigo Falcão dá um soco no rosto de uma mulher durante abordagem em 2023. Agressão foi gravada por câmera de segurança — Foto: Reprodução/Redes sociais
O então delegado Rodrigo Falcão dá um soco no rosto de uma mulher durante abordagem em 2023. Agressão foi gravada por câmera de segurança — Foto: Reprodução/Redes sociais
A GCM e a Polícia Civil tinham ido a um bar atender uma ocorrência de perturbação do sossego durante a pandemia de Covid, quando havia restrições impostas pelas autoridades, como proibição de reuniões públicas para conter o avanço do vírus.
Segundo o registro policial, a mulher estava embriagada e agrediu o delegado, jogando um copo no peito dele e dando um tapa no rosto de Falcão.
Em sua defesa, segundo o TC, a mulher confirmou na delegacia que agrediu o delegado porque foi vítima de “preconceito, agressão verba e ‘gordofobia’, além de abuso de autoridade”. Apesar disso, ela não informa no documento que foi agredida por Falcão.
O 💥️g1 entrou em contato com a mulher que aparece levando o soco no vídeo para comentar o assunto. Ela disse que só tomou conhecimento nesta terça do vídeo que a mostra levando o soco do delegado. E que iria se posicionar depois, o que não ocorreu até a última atualização desta reportagem.
2 de 5 GCMs de Taboão da Serra denunciaram secretário da Segurança Pública por assédio moral — Foto: Reprodução/Instagram/GCM Taboão da Serra
GCMs de Taboão da Serra denunciaram secretário da Segurança Pública por assédio moral — Foto: Reprodução/Instagram/GCM Taboão da Serra
Segundo a 💥️Associação dos Guardas e Servidores do Estado de São Paulo (AGES-SP), Falcão também está sendo acusado de assediar moralmente guardas civis de Taboão.
Em 15 de janeiro de 2023, uma guarda civil fez um boletim de ocorrência na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM)💥️ em Taboão da Serra contra o então delegado pelo crime de difamação.
De acordo com 💥️Adriana Andreose, diretora presidente💥️ da AGES-SP, quando Falcão ofendeu a guarda, ele ainda era delegado da Polícia Civil e dividia a função com a de secretário da Segurança Pública, o que não seria permitido pela instituição.
“Quando assumiu a secretaria, ele ainda não estava afastado das funções de delegado”, disse Adriana. Falcão foi nomeado para comandar a pasta pelo prefeito 💥️José Aprígio da Silva (Podemos) em agosto do ano passado.
Ainda segundo a AGES-SP, um grupo de guardas-civis, incluindo uma agente grávida, procuraram a Corregedoria da Polícia Civil para denunciar Falcão por assédio moral.
"A violência contra a mulher que aparece nas imagens, os possíveis abusos de autoridade e assédios morais, inclusive contra guardas municipais, precisam ser apurados pela Corregedoria da Polícia Civil e pela Prefeitura de Taboão da Serra", disse ao 💥️g1 Ariel de Castro Alves, advogado, presidente do Grupo Tortura Nunca Mais.
3 de 5 Prédio da Corregedoria da Polícia Civil em São Paulo — Foto: Reprodução/TV Globo
Prédio da Corregedoria da Polícia Civil em São Paulo — Foto: Reprodução/TV Globo
O💥️ g1 também procurou a 💥️Secretaria da Segurança Pública (SSP) para se posicionar sobre as três denúncias acima contra o delegado em Taboão da Serra: a do vídeo que mostra Falcão dando um soco numa mulher em 2023; e acusação na DDM de difamar uma guarda civil em 2023; e a denúncia de assédio moral contra guardas feita na Corregedoria da Polícia Civil.
Por meio de nota, a Secretaria da Segurança do estado não respondeu qual foi a conclusão do caso de 2023. Também não informou se a Polícia Civil iria reabrir a investigação após o vídeo mostrar Falcão agredindo a mulher. Leia abaixo a íntegra do comunicado da pasta:
"A Polícia Civil informa que o delegado citado está regularmente afastado por exercer função em unidade distinta da Polícia Civil, de acordo com os artigos 65 e 66 da Lei 10.261/68. O mesmo responde a uma sindicância administrativa em andamento pela 11ª Corregedoria Auxiliar da Polícia Civil (Demacro). A Corregedoria também irá instaurar um procedimento administrativo para investigar denúncias de assédio moral envolvendo o policial civil contra guardas municipais de Taboão de Serra, registrada na última semana. Já o termo circunstanciado, registrado em 12 de agosto de 2023, foi encaminhado ao Juizado Especial Criminal (Jecrim) para as devidas providências", informa a nota da SSP.
4 de 5 Secretário Rogério Falcão alegou que acusações são por causa de 'desavença política' — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal/Instagram
Secretário Rogério Falcão alegou que acusações são por causa de 'desavença política' — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal/Instagram
Procurado pelo💥️ g1 para comentar as três acusações acima, o secretário Falcão respondeu que “se trata de desavença política”.
A respeito do soco que deu numa mulher em 2023, quando era delegado, Falcão alegou que "foi usado de força moderada para contê-la". No vídeo, a mulher já aparece cercada e contida por guardas civis quando o delegado se aproxima e a golpeia no rosto.
O policial e ela não usam máscaras nas imagens. Diferentemente dos guardas, que usam a proteção contra Covid. À época, o item era obrigatório paras as pessoas se protegerem contra a transmissão do vírus.
Ainda segundo Falcão, um outro guarda civil que cuidava do sistema de monitoramento de câmeras do local gravou a ocorrência e depois tentou extorqui-lo, ameaçando divulgar as imagens editadas. Sem exibir todo o conteúdo que, de acordo com o secretário, mostraria que ele foi agredido pela mulher e a conteve.
“No caso de 15 de janeiro de 2023, fui fiscalizar as bases do município e uma delas estava fechada. No momento em que cheguei, já estava sendo gravado e pedi que abrissem a base”, comentou o atual secretário da Segurança Pública de Taboão da Serra.
“No que tange à mulher grávida, ela atendia o telefone da nossa central e dizia que a GCM não atendia ocorrências criminais”, afirmou Falcão, que tem mais de 19 mil seguidores em sua rede social, onde posta vídeos, fotos e comentários de suas operações.
5 de 5 Delegado Rodrigo Falcão aparece em vídeo de 2023 dando soco no rosto de mulher: "Foi usado de força moderada para contê-la", disse ele para justificar a agressão — Foto: Reprodução/Redes sociais
Delegado Rodrigo Falcão aparece em vídeo de 2023 dando soco no rosto de mulher: "Foi usado de força moderada para contê-la", disse ele para justificar a agressão — Foto: Reprodução/Redes sociais
Procurada pelo 💥️g1 para comentar o assunto, a Prefeitura de Taboão da Serra encaminhou uma primeira nota, por meio da sua assessoria de imprensa, que informava que iria apurar a conduta dos GCMs. Mas não citava que iria analisar o que o atual secretário fez quando era delegado:
A administração também respondeu à reportagem por intermédio da secretária-adjunta de Comunicação,💥️ Renata Novaes. Depois, ao ser indagada pelo 💥️g1, ela admitiu que a prefeitura iria avaliar se manteria ou não Falcão no cargo após a descoberta do vídeo que o mostra agredindo uma mulher quando era delegado.
Ainda segundo a secretária-ajunta, apesar disso, caberá também à Secretaria da Segurança Pública do estado de São Paulo apurar o que Falcão fez quando respondia à Polícia Civil, em 2023.
“Novamente salientamos que os fatos ocorreram há dois anos, na gestão anterior e ainda com o agravante que o caso ocorreu quando o delegado estava no exercício de sua função, o que cabe posicionamento da Secretaria de Segurança Pública do Governo do Estado de São Paulo na época da ocorrência”, afirmou Renata.
A prefeitura não respondeu, porém, as perguntas do 💥️g1 sobre que providências iria tomar a respeito das denúncias feitas por guardas civis da cidade de que estavam sendo vítimas de assédio moral por parte do secretário. Nem sobre o fato de a AGES-SP denunciar que Falcão estaria atuando como secretário quando ainda não tinha sido liberado para o cargo pela Polícia Civil.
O que você está lendo é [Taboão da Serra decide se mantém secretário da Segurança após ele aparecer em vídeo dando soco em mulher quando era delegado].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments