Cidade de SP registra nesta terça a menor temperatura máxima para novembro desde 1999, diz Inmet

Movimentação de pedestres na cidade de São Paulo, SP, nesta segunda feira, 26, a cidade enfrenta chuva e frio. — Foto: RENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO 1 de 1 Movimentação de pedestres na cidade de São Paulo, SP, nesta segunda feira, 26, a cidade enfrenta chuva e frio. — Foto: RENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Movimentação de pedestres na cidade de São Paulo, SP, nesta segunda feira, 26, a cidade enfrenta chuva e frio. — Foto: RENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Os termômetros subiram apenas até os 15,4°C neste feriado de Finados e, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foi a menor temperatura máxima para um mês de novembro, desde 1999, ou seja, nos últimos 23 anos.

Todo esse frio fora de época tem a ver com o fenômeno climático conhecido como La Niña, que resfria as águas do Pacífico equatorial e mexe com o clima de todo o planeta.

No Brasil, ele deixa as temperaturas mais baixas nas regiões Sul e Sudeste. A última vez que tivemos La Niña durante três anos seguidos, como agora, foi lá em 1999, quando fez tanto frio em novembro.

Até pelo menos a próxima segunda-feira (7) não teremos calor na capital paulista.

Segundo a previsão do CGE da Prefeitura de São Paulo, o ar frio, atípico para esta época do ano, além de derrubar as temperaturas, vai mantê-las muito abaixo do normal. O vento de sul/sudeste também provoca sensação térmica mais baixa nos próximos dias.

A quinta (3) também será marcada por frio: deve registrar 11°C na madrugada e sensação térmica inferior a essa temperatura nas regiões mais periféricas da cidade. A temperatura máxima se mantém baixa, com previsão de apenas 15°C. A previsão é de garoa principalmente entre a madrugada e o amanhecer e ao fim do dia.

A sexta (4) começa com chuviscos entre a madrugada e o amanhecer, e o sol aparece entre muitas nuvens no decorrer do dia. Os termômetros oscilam entre a mínima de 10°C e a máxima de 17°C.

A Operação Baixas Temperaturas, da Prefeitura de São Paulo, que deveria ter sido encerrada no fim de setembro, será prorrogada pela segunda vez, agora até 10 de novembro.

A iniciativa promove o acolhimento de pessoas em situação de rua durante a noite e a madrugada, com a distribuição de alimentos e cobertores, aplicação de vacinas, além de encaminhamento para abrigos.

Desde abril, quando a operação foi iniciada, quase de 3 milhões de atendimentos foram feitos, segundo a prefeitura.

Moradores e empresas que desejarem fazer doações para colaborar com a operação podem entrar em contato com a prefeitura pelo e-mail 💥️smadsalmoxarifado@prefeitura.sp.gov.br.

O que você está lendo é [Cidade de SP registra nesta terça a menor temperatura máxima para novembro desde 1999, diz Inmet].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...