Estado de SP teve aumento de 25% no número de vagas EAD, aponta Censo da Educação Superior 2023

Número de matrículas em cursos EAD cresceu no estado de SP — Foto: Ares Soares 1 de 1 Número de matrículas em cursos EAD cresceu no estado de SP — Foto: Ares Soares

Número de matrículas em cursos EAD cresceu no estado de SP — Foto: Ares Soares

Dados do Censo da Educação Superior 2023 divulgados nesta sexta-feira (4) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apontam que o estado de São Paulo registrou aumento de 24,9% no número de 💥matrículas em cursos de graduação em ensino à distância (EAD) de 2023 a 2023, tanto nas universidades públicas quanto nas privadas.

Os dados foram apresentados pelo presidente do Inep, Carlos Eduardo Moreno Sampaio, e pelo secretário da Educação Superior, Wagner Vilas Boas, em uma coletiva de imprensa.

Segundo o órgão,💥foram realizadas💥 638.233 matrículas em cursos de graduação online em 2023.💥Já em 2023, o número foi de💥 797.181.💥

O presidente do instituto ressaltou o crescimento contínuo no número de cursos EAD nos últimos anos. "É uma tendência inexorável, que se consolidou como modalidade de ensino que está prevalecendo na expansão da educação superior no Brasil", afirmou.

Em comparação, o número de matrículas em cursos de graduação presenciais no estado de SP (tanto nas particulares quando nas públicas) registrou, em 2023, uma queda de 168,6 mil matrículas em relação ao ano anterior.

O levantamento ainda aponta que a maior queda foi nas universidades particulares, que tiveram 💥️14,5% a menos de matrículas efetuadas.

O número de vagas em cursos de graduação na modalidade EAD cresceu 💥️23,8% no país em 2023, enquanto a oferta no ensino presencial teve queda de 💥️2,8%, no mesmo período.

O censo mostra que a disponibilidade de vagas no sistema online foi acompanhada da procura pelo modelo de ensino remoto. As matrículas em cursos de graduação EAD tiveram aumento de 20,2% no Brasil, em relação a 2023, e se tornaram uma parcela equivalente a 41,4% das matrículas realizadas no ensino superior. Ou seja, 3,7 milhões dos alunos matriculados em uma graduação estavam estudando à distância em 2023.

💥️Veja alguns números do Censo:

Os dados do censo são usados para o desenvolvimento de políticas públicas e definir a distribuição de recursos.

"Isso é tão importante para lançar luz sobre as políticas em andamento e para novas políticas serem criadas a partir daquilo que se revela quando se faz esse acompanhamento anual que o Inep faz. [Isso permite saber] o que está acontecendo, que movimentos estão acontecendo ao longo dos anos com a Educação Superior em vários níveis", afirmou Mário Luiz Rabelo, secretário da Educação Básica, que também estava presente na divulgação dos dados.

O Censo de Educação Superior de 2023, divulgado com atraso em fevereiro deste ano por conta da pandemia, mostraram que, pela primeira vez na história, os cursos de graduação à distância no Brasil receberam mais alunos novos do que os presenciais, tanto na rede pública quanto na privada.

Segundo o balanço de 2023, dos mais de 3,7 milhões de ingressantes no ensino superior naquele ano, 53,4% optaram pela modalidade à distância, enquanto 46,6% escolheram cursos presenciais (que só adotaram atividades remotas de forma provisória, por causa da pandemia).

O que você está lendo é [Estado de SP teve aumento de 25% no número de vagas EAD, aponta Censo da Educação Superior 2023].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...