Paciente que sumiu de hospital é encontrado morto no Centro do Rio; secretário de saúde diz que hospital abriu sindicância

Foi encontrado morto o paciente que tinha desaparecido do hospital Souza Aguiar, no Centro do Rio. Alex de Jesus, de 43 anos tinha dado entrada na unidade com ferimentos graves, e no dia seguinte à internação,os parentes foram informados que o hospital não sabia onde o paciente estava.

O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, disse que o hospital abriu uma sindicância para apurar o caso.

“Uma situação gravíssima, não foi registrada a saída do paciente. A secretaria municipal abriu uma sindicância para uma apuração rigorosa desse caso, para que a gente possa de fato entender o que aconteceu com o paciente, se foi de fato uma alta à revelia ou se foi uma liberação”, afirmou Soranz.

No Instituto Médico Legal, parentes desabafaram sobre a dor de quem perdeu um irmão que era querido por todos na família.

“Fica uma indignação nossa porque a gente sente essa dor. Você vê um irmão, um parente seu perdido, sem saber onde que está e você não poder fazer nada, você fica de mãos amarradas", disse ele.

Alex de Jesus, de 43 anos, sofreu uma queda em casa, há mais de uma semana, e foi levado na última segunda-feira para o hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio.

Os médicos constataram que ele tinha sofrido lesões graves na cabeça e o transferiram, no mesmo dia, para o hospital Souza Aguiar, no Centro.

Segundo os parentes, ele chegou na unidade desorientado.

O irmão disse que teve acesso ao circuito interno do hospital, e que viu quando Alex deixou a unidade, na noite da própria segunda.

“Ele ficou vagando para lá e para cá até o momento que teve uma imagem que eles me mostravam que ele vai pra saída da upa, dali não vejo mais o meu irmão, e eles não me mostravam nenhuma imagem, se ele saiu, pra qual lado que ele foi. Liberaram ele, falaram que ele saiu com a consciência dele, não saiu, gente, meu irmão não sabia nem para onde que ele ia”, disse ele.

Na sexta-feira (4), os parentes descobriram que Alex foi encontrado morto no bairro da Gamboa, também no centro.

Documentos do hospital Souza Aguiar comprovam que Alex sofreu um trauma no crânio e apresentou alteração do nível da consciência.

Silvana Rodrigues de Carvalho, esposa dele, contou que a família está inconformada.

“O hospital o deixou sair nas ruas, porque ele vagou, na chuva, ne coitado, chovendo, e caiu e morreu, por falta de tratamento, porque a gente o deixou no hospital pra ser tratado, cuidado, e eles o deixaram sair, desnorteado, uma pessoa desnorteada vai ligar pra alguém? Vai pedir ajuda? Ele caminhou sem rumo até desfalecer”, lamentou ela.

Na quinta-feira, direção do hospital Souza Aguiar informou que Alex tava internado pra observação pela neurocirurgia, mas tinha deixado a unidade sem aguardar a alta médica. e que quando um paciente é maior de idade e lúcido, o hospital não tem poder legal de impedir a saída dele contra sua vontade.

José Ribeiro de Jesus, tio da vítima, contestou essa versão. “O hospital não pode liberar ninguém. Tem que assinar um termo de responsabilidade para poder qualquer pessoa sair do hospital”

Alex vai ser enterrado na manhã de sábado (5) na cidade onde nasceu: Mimoso do Sul, interior do Espírito Santo.

O que você está lendo é [Paciente que sumiu de hospital é encontrado morto no Centro do Rio; secretário de saúde diz que hospital abriu sindicância].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...