Jorge Messias, futuro ministro da AGU, é o 'Bessias' de ligação entre Dilma e Lula; relembre

Jorge Messias, em foto de 2013, assumirá a AGU — Foto: Reprodução/YouTube/Rede ABMES 1 de 1 Jorge Messias, em foto de 2013, assumirá a AGU — Foto: Reprodução/YouTube/Rede ABMES

Jorge Messias, em foto de 2013, assumirá a AGU — Foto: Reprodução/YouTube/Rede ABMES

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira (22) o procurador Jorge Messias para ser o próximo ministro da Advocacia-Geral da União (AGU). Ele foi subchefe para Assuntos Jurídicos (SAJ) da Presidência no governo de Dilma Rousseff.

À época, Messias ficou conhecido por ter o nome citado em uma conversa entre Lula e Dilma, na qual a qualidade do áudio fez seu nome ser ouvido como “Bessias”. A conversa foi grampeada no âmbito da Operação Lava Jato e divulgada pelo então juiz Sérgio Moro.

💥️Relembre a conversa:

Dilma: "Alô."
Lula: "Alô."
Dilma: "Lula, deixa eu te falar uma coisa."
Lula: "Fala, querida. Ahn?"
Dilma: "Seguinte, eu tô mandando o 'Bessias' junto com o papel pra gente ter ele, e só usa em caso de necessidade, que é o termo de posse, tá?!"
Lula: "Uhum. Tá bom, tá bom."
Dilma: "Só isso, você espera aí que ele tá indo aí."
Lula: "Tá bom, eu tô aqui, fico aguardando."
Dilma: "Tá?!"
Lula: "Tá bom."
Dilma: "Tchau."
Lula: "Tchau, querida."

À época, em 2016, o então juiz Sérgio Moro enviou ofício ao Supremo Tribunal Federal (STF) no qual pedia "respeitosas escusas" à Corte pelas consequências da retirada do sigilo das escutas telefônicas envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e autoridades, incluindo a presidente Dilma Rousseff. Moro afirmou também que a decisão foi tomada com base na Constituição.

Em junho de 2023, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu o julgamento que declarou parcial o ex-juiz Sergio Moro na condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do triplex no Guarujá. O julgamento do caso do triplex foi anulado, bem como as provas colhidas pelos investigadores.

A AGU, que será comandada por Messias, faz a defesa dos Três Poderes em processos na Justiça e dá orientação jurídica a respeito de ações adotadas pelo governo federal, como licitações, contratos, decretos e portarias.

O advogado-geral da União, cargo com status de ministro, assessora o presidente da República, comanda a AGU e representa a União junto ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Procurador da Fazenda Nacional, carreira que faz parte da AGU, Messias integra a equipe de transição de Lula. Ele participou do grupo técnico de transparência, integridade e controle.

Durante evento de encerramento do trabalho dos grupos técnicos da transição, o ex-ministro Aloizio Mercadante pediu para que a imprensa se refira ao procurador pelo sobrenome correto, Messias.

O que você está lendo é [Jorge Messias, futuro ministro da AGU, é o 'Bessias' de ligação entre Dilma e Lula; relembre].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...