Sônia Guajajara é anunciada por Lula como ministra dos Povos Indígenas; veja perfil

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira (29) a deputada federal eleita Sônia Guajajara (PSOL-SP) como futura ministra dos Povos Indígenas, pasta que será criada.

A existência de um ministério para cuidar dos povos indígenas foi um compromisso assumido por Lula na campanha eleitoral.

Sônia Guajajara é uma liderança indígena do Maranhão e se elegeu para seu primeiro mandato de deputada federal neste ano com 156.966 votos. Ela se candidatou pelo PSOL de SP.

Em 2018, foi candidata a vice-presidente na chapa de Guilherme Boulos, que neste ano também se elegeu deputado federal pelo PSOL de SP.

"Sinto muito honrada e feliz com a nomeação de Ministra. Mais do que uma conquista pessoal, esta é uma conquista coletiva dos povos indígenas, um momento histórico de princípio de reparação no Brasil. A criação do Ministério é a confirmação do compromisso que Lula assume com nós", publicou Guajajara em uma rede social antes mesmo do anúncio oficial do presidente eleito.

Guajajara é reconhecida internacionalmente pelas dezenas de denúncias que já fez à Organização das Nações Unidas (ONU), ao Parlamento Europeu e às Conferências Mundiais do Clima (COP) sobre violações de direitos dos povos indígenas no Brasil.

Neste ano, foi eleita uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time. Após a eleição, atuou na equipe de transição do novo governo, no núcleo dedicado aos povos indígenas.

A futura ministra se destaca também pelo ativismo ambiental, na linha de frente na luta contra projetos que ameaçam as florestas e os modos de vida dos povos indígenas.

Nascida em 1974 na Terra Indígena Araribóia, no Maranhão, Sônia é do povo Guajajara/Tentehar.

Filha de pais analfabetos, aos 15 anos foi cursar o ensino médio em Minas Gerais. É formada em letras e em enfermagem pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), e fez pós-graduação em Educação Especial.

Em 2009, foi eleita vice-coordenadora da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB). Em 2013, tornou-se coordenadora executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), onde passou a atuar no movimento indígena em âmbito nacional.

O que você está lendo é [Sônia Guajajara é anunciada por Lula como ministra dos Povos Indígenas; veja perfil].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...