Manu Gavassi prega liberdade no Brasil de 2023 ao morder o 'Fruto proibido' de Rita Lee em 1975
Capa do álbum 'Manu Gavassi canta Fruto proibido – Acústico MTV' — Foto: Cleiby Trevisan
Resenha de álbum
Título: 💥️
Artista: 💥️Manu Gavassi
Edição: Universal Music
Cotação: ★ ★ ★
♪ O álbum em que Manu Gavassi interpreta as músicas do disco 💥️ (1975) – o mais emblemático dos quatro álbuns gravados por Rita Lee com o grupo Tutti Frutti entre 1974 e 1978 – corre o risco de soar anacrônico ou mesmo inócuo para ouvintes que saborearam 💥️na época em o disco foi lançado. Um disco de rock quando o gênero ainda simbolizava a rebeldia juvenil.
Em essência, 💥️ foi um manifesto de Rita Lee e Tutti Frutti a favor da liberdade e contra a caretice de um Brasil que, em 1975, ainda estava amordaçado pela ditadura e em processo lento de assimilação dos valores pregados pela revolução social e comportamental dos anos 1960.
O mundo mudou, as minorias ganharam voz ativa e a humanidade foi se liberando progressivamente dos dogmas e repressões da hipócrita sociedade patriarcal. Por isso mesmo, uma onda conservadora emergiu e nos últimos anos para tentar frear tanto progresso.
Nesse sentido, as recentes críticas sofridas por Anitta por conta das cenas de simulação de sexo oral no modelo Yuri Meirelles, durante a gravação de ainda inédito clipe, sinalizam que ainda há muita repressão no Brasil de 2023.
No contexto atual, em que a liberdade conquistada é confrontada diariamente, toda uma jovem geração talvez encontre ressonância no álbum em que Gavassi morde o 💥️ de Rita Lee no registro audiovisual de show captado em 1º de novembro de 2022, na cidade de São Paulo (SP), em apresentação feita na série 💥️, sob direção musical de Lucas Silveira, com adesões de Liniker e Tim Bernardes (convidado da regravação de 💥️, tema da lavra autoral de Gavassi).
A abordagem é reverente e resulta eficiente por Gavassi ter escapado da tentação de disco de valores e sons atemporais por mais que o rock já tenha perdido força como mola propulsora dos ideais da juventude.
Com o toque da banda apropriadamente feminina formada por Alana Ananias (bateria), Ana Karina Sebastião (contrabaixo), Juliana Vieira (violino), Mari Jacintho (teclados), Michelle Abu (percussão) e Monica Agena (violão), além dos vocais de Luana Jones e Paola Evangelista Lucio, Gavassi se ajusta ao compasso da liberdade que move 💥️ (Rita Lee, 1975), reitera a opção de ser livre em 💥️ (Rita Lee e Luiz Carlini, 1975) e em💥️ (Lee Marcucci e Rita Lee, 1975), além de mandar 💥️ (Rita Lee e Paulo Coelho, 1975) na pegada de um blues-rock que rejeita a sofrência, matéria-prima de boa parte do cancioneiro do universo pop.
3 de 4 Liniker e Manu Gavassi cantam juntas 'Ovelha negra', música de Rita Lee que atravessa gerações — Foto: Cleiby Trevisan / DivulgaçãoLiniker e Manu Gavassi cantam juntas 'Ovelha negra', música de Rita Lee que atravessa gerações — Foto: Cleiby Trevisan / Divulgação
Paulistana como Rita Lee, atualmente com 30 anos, Manu Gavassi já sinalizara no álbum anterior, 💥️ (2021), que vem procurando se distanciar da frivolidade que pauta o repertório consumido no mainstream do mundo pop. , dispara Gavassi, coerente com esse movimento anterior, ao dar voz a versos ainda atuais de 💥️ (Rita Lee, 1975) que parecem falar da dos sentimentos na era digital.
De repertório que reverbera anseios e ideais de rebeldia, sob prisma feminino, somente 💥️ (Rita Lee e Paulo Coelho, 1975) envelheceu porque o rock passou para o status quo, perdendo o caráter revolucionário de outrora, em função assumida pelo rap e pelo funk.
Já 💥️ (Rita Lee e Paulo Coelho, 1975) é dado com precisão enquanto 💥️ (Rita Lee, 1975) – hino geracional que atravessou décadas na voz de Rita Lee – reverbera atual no canto da convidada Liniker, ganhando novos sentidos na voz de uma artista trans em gravação salpicada com as notas do piano de Mari Jacintho.
Fora do repertório do álbum de 1975, Gavassi joga 💥️ (Rita Lee e Roberto de Carvalho, 1980) na pista – lembrança sem razão de ser por se tratar de música de outra vibe e fase de Rita – e revive 💥️ (Rita Lee e Roberto de Carvalho, 1980), tema de letra mais afinada com o espírito livre e feminino do álbum 💥️.
E, justiça seja feita, regravar a própria 💥️ (Manu Gavassi, 2023) foi achado da artista, não somente por causa dos versos , mas também porque esse samba-rock destila um deboche evocativo da verve que anima o espírito de , padroeira da liberdade e da rebeldia que um dia moveu esse tal de roque enrow, mas que ainda move a juventude em 2023, dando sentido ao tributo de Manu Gavassi.
4 de 4 Manu Gavassi vai além do repertório do álbum 'Fruto proibido' no 'Acústico MTV', regravando outros sucessos de Rita Lee, como 'Mutante' — Foto: Cleiby Trevisan / DivulgaçãoManu Gavassi vai além do repertório do álbum 'Fruto proibido' no 'Acústico MTV', regravando outros sucessos de Rita Lee, como 'Mutante' — Foto: Cleiby Trevisan / Divulgação
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