Glória Maria é homenageada na pista e nas arquibancadas no ensaio técnico das escolas de samba do Grupo Especial
A jornalista Glória Maria, que morreu na última quinta-feira (2), recebeu homenagens na Marquês de Sapucaí no ensaio técnico das escolas de samba do Grupo Especial, no domingo (5).
Torcedores e escolas fizeram questão de celebrar a memória do ícone da TV, que sempre foi fã do carnaval.
1 de 9 Faixa de torcedores que compareceram aos ensaios técnicos no domingo (5) prestou homenagem à Glória Maria — Foto: Reprodução/ TV GloboFaixa de torcedores que compareceram aos ensaios técnicos no domingo (5) prestou homenagem à Glória Maria — Foto: Reprodução/ TV Globo
A Portela pediu aplausos e dedicou à jornalista a música “Foi um rio que passou em minha vida”, de Paulinho da Viola, que fez parte do esquenta da bateria.
“É um samba que é muito significativo para a nossa escola, como a Glória Maria foi para o Brasil inteiro. Foi um grande rio que passou na vida de cada brasileiro, trazendo informação, trazendo alegria, trazendo aquela energia boa que ela sempre teve. Então, essa mensagem, essa homenagem que a gente pretende fazer para ela”, destacou Gilsinho, intérprete da escola.
2 de 9 Gilsinho cantou música em homenagem à Glória Maria em ensaio técnico na Sapucaí — Foto: Reprodução/ TV GloboGilsinho cantou música em homenagem à Glória Maria em ensaio técnico na Sapucaí — Foto: Reprodução/ TV Globo
André Vaz, presidente do Salgueiro, também lembrou da importância da jornalista.
“Queria fazer uma homenagem à Glória Maria. Uma das maiores repórteres do Brasil, que sempre exaltava o nosso samba. Bateria, pode rufar para a Glória Maria!", destacou.
Além dos sambistas que estavam na pista, Glória Maria também foi homenageada pelo público nas arquibancadas.
Uma faixa destacou a importância da jornalista.
3 de 9 André Vaz, presidente do Salgueiro, homenageou Glória Maria — Foto: Reprodução/ TV Globo
André Vaz, presidente do Salgueiro, homenageou Glória Maria — Foto: Reprodução/ TV Globo
O amor de Glória Maria pelo carnaval antecede o seu trabalho como jornalista. Ainda jovem, escondida dos pais, em 1970, foi coroada a primeira princesa do bloco Cacique de Ramos, da Zona Norte.
Em 2016, no programa "Encontro com Fátima Bernardes", Glória Maria contou que trabalhou duro durante 20 anos na cobertura dos desfiles das escolas de samba. Mas que descontou o tempo perdido nos dois anos que desfilou na Sapucaí.
"Adoro carnaval. Foram 20 anos de trabalho duro na avenida, principalmente porque trabalhava na concentração, que é onde o trabalho era mais pesado, dois anos de transmissão (dos desfiles) e nunca brincava o carnaval. Mas mesmo quem trabalha no carnaval sabe que aquele é o momento em que você realmente rasga a fantasia e cai no samba", disse Glória em entrevista a Fátima Bernardes.
4 de 9 Torcedores homenageiam Glória Maria em ensaio técnico na Sapucaí — Foto: Reprodução/ TV GloboTorcedores homenageiam Glória Maria em ensaio técnico na Sapucaí — Foto: Reprodução/ TV Globo
A Portela vai levar para a Marquês de Sapucaí uma celebração da própria história, falando sobre seu centenário no carnaval do Rio. A escola vai defender o enredo "O azul que vem do infinito", de Renato e Márcia Lage.
“É uma satisfação muito grande, que Deus me dê vida e saúde para comemorar o centenário da minha querida Portela”, disse Tia Surica, presidente de honra da escola.
Vilma Nascimento, porta-bandeira que fez história na Portela, também se emociona.
“A minha emoção é muito grande. Pois eu participei desses cem anos da Portela. Arrumei muito campeonato para a Portela. Então, faz homenagem em vida, depois de morta já não vale”, disse Vilma.
Várias outras estrelas também marcaram presença no ensaio da Portela, como a atriz Sheron Menezzes, a apresentadora Adriane Galisteu e a cantora Teresa Cristina.
5 de 9 Sheron Menezzes no ensaio técnico da Portela — Foto: Daniel Pinheiro/AgNewsSheron Menezzes no ensaio técnico da Portela — Foto: Daniel Pinheiro/AgNews
6 de 9 Adriane Galisteu no ensaio técnico da Portela — Foto: Daniel Pinheiro/AgNewsAdriane Galisteu no ensaio técnico da Portela — Foto: Daniel Pinheiro/AgNews
O Acadêmicos do Salgueiro também ensaiou na Sapucaí. A escola está apostando no enredo "Delírios de um paraíso vermelho", desenvolvido pelo carnavalesco Edson Pereira, que vai falar sobre a valorização da liberdade de expressão, além de mostrar que cada um constrói o seu próprio paraíso.
Viviane Araújo, que desfilou grávida no ano passado, afirmou que o carnaval se tornou ainda mais especial após o nascimento de Joaquim, em setembro do ano passado. O bebê é fruto do relacionamento com o empresário Guilherme Militão.
“Isso aqui é mágico para mim, sabe? É sagrado, respeito e vivo intensamente. Então, para mim, tem um significado muito grande passar nessa avenida com a minha escola. E hoje, muito mais realizada com a chegada do meu filho. Tem um gostinho especial. Um gostinho de felicidade maior”, disse a rainha de bateria.
7 de 9 Viviane Araújo no ensaio técnico do Salgueiro — Foto: Daniel Pinheiro/AgNewsViviane Araújo no ensaio técnico do Salgueiro — Foto: Daniel Pinheiro/AgNews
A cantora Rebecca, que vai desfilar como musa, tem uma longa história com o Salgueiro.
"Meu avô era diretor de harmonia da minha ala de passistas. Cuidava de mim, quando eu desfilava. E, nesse ano, eu venho como musa do Salgueiro, queria muito que ele estivesse aqui. Ele ia ficar muito feliz”, afirmou Rebecca.
A atriz Dandara Mariana levou um susto durante o ensaio. O vestido que ela usava arrebentou no meio da avenida. Ela chegou a tentar segurar a peça, mas ao perceber que não conseguiria fazer o reparo ali, mostrou empenho e dedicação ao samba e seguiu dançando, usando a roupa que estava por baixo.
8 de 9 Atriz Dandara Mariana no ensaio técnico do Salgueiro — Foto: Daniel Pinheiro/AgNewsAtriz Dandara Mariana no ensaio técnico do Salgueiro — Foto: Daniel Pinheiro/AgNews
Quinho, dono da voz que embalou vários campeonatos da Vermelho e Branca da Zona Norte do Rio, se emocionou com o desempenho de Emerson Dias. Ele precisou se afastar neste carnaval por problemas de saúde.
“Eu já sou chorão e, vendo esse jovem talento cantar, ele arrebentou novamente, como na gravação. Hoje, ele vai mostrar o que vai acontecer no domingo de carnaval”, disse Quinho.
Emerson destacou a influência dele no desenvolvimento do próprio trabalho.
“O carnaval do Salgueiro é sempre quente, é sempre para cima, e eu tenho sempre aqui do meu lado a energia do meu professor, do meu mestre, não tem como não se emocionar”, destacou o intérprete.
9 de 9 Rebecca apostou em lentes de contato vermelhas para o ensaio técnico do Salgueiro — Foto: Daniel Pinheiro/AgNewsRebecca apostou em lentes de contato vermelhas para o ensaio técnico do Salgueiro — Foto: Daniel Pinheiro/AgNews
O que você está lendo é [Glória Maria é homenageada na pista e nas arquibancadas no ensaio técnico das escolas de samba do Grupo Especial].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments