Carioca viraliza ao contar a história do Rio por meio dos bueiros da cidade

A história do Rio de Janeiro através dos bueiros da cidade. Essa frase parece papo de maluco, mas o estudante 💥️Thiago Sussekind, de 23 anos, decidiu gravar um vídeo em uma de suas redes sociais para falar sobre as siglas dos bueiros do município e descobriu que muitas peças são da época em que o Rio de Janeiro era capital federal.

O vídeo foi publicado no último dia 16 e explodiu na internet. E uma das redes, em 12 dias, a produção ultrapassou 💥️36 mil 'curtidas' e 892 comentários. Como o vídeo foi se espalhando por mídias diferentes, Thiago acredita que perdeu a conta do total de pessoas que viram o material. Pelo seu último cálculo, já são mais de 3 milhões de visualizações.

Apaixonado por história, Thiago despertou seu interesse para os bueiros cariocas em um dia comum, ao sair de casa, no Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio. Na porta, ele percebeu um bueiro especial: 'Prefeitura do Districto Federal'.

O trabalho de Thiago para finalizar o vídeo não foi pouco. Ele precisou pesquisar cada uma das 8 siglas que aparecem nas chapas de metal. E seguindo os rastros do primeiro bueiro, ele deu de cara com as regras da gramática.

"Fui pesquisar para saber de quando era o bueiro Districto Federal. Tinha que ser anterior a 1961, ano da fundação de Brasília e eu queria saber quando o 'c' mudo sumiu. Eu vi que foi com o acordo ortográfico de 1931. Então, muito provavelmente o bueiro foi feito entre 1891, ano da constituição da nossa primeira República, e 1931. Provavelmente é desse período", explicou Thiago.

O 💥️RJ1 esteve nas ruas do Centro do Rio para saber se a curiosidade de Thiago era compartilhada por outras pessoas.

A estudante Victória Correa disse que não costuma observar os bueiros dos locais por onde ela passa. Mesmo assim, a estudante tentou adivinhar o significado das siglas de um deles.

Se a Vitória tivesse visto o vídeo do Thiago ela saberia que o 'e', na verdade, vem de energia.

"A gente tem a Comissão Estadual de Energia (CEE), que durou de 1962 a 1975, época do Estado da Guanabara, quando o Rio deixou de ser a capital. Ele por um tempo foi um estado separado do restante do Rio de Janeiro, realidade que se manteve inalterada até 1975, ano que a gente tem a Comissão Municipal de Energia (CME) que durou até 1990", explicou Thiago no vídeo.

Entre todas as siglas, Thiago gosta mais da 'RGT', que representa a antiga Repartição Geral dos Telegrafos.

"Mas não se compara a esse carinha aí: 'RIC'. Sabe o que significa? The Rio de Janeiro City Improvements Company ltd. Nome chique da primeira concessão de esgoto do Rio de Janeiro, uma obra de Dom Pedro II, que só acabou em 1947", completou o estudante.

Enquanto se prepara para a segunda parte, Thiago vem aproveitando a fama que os bueiros da cidade lhe deram. Até um mini bueiro ele ganhou.

"Repercussão incrível. Muita gente falando que vai começar a olhar os bueiros na rua. Eu acho isso maneiro porque passear pelo Rio sabendo da nossa história é muito legal. Eu sou um apaixonado por história e tenho certeza que o vídeo cumpriu essa função de despertar a curiosidade em outras pessoas também", comentou Thiago.

O que você está lendo é [Carioca viraliza ao contar a história do Rio por meio dos bueiros da cidade].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...