Irlanda convoca referendo para remover artigos machistas da constituição
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/D/r/yBXIAFR06Yo0legRqzYQ/2021-12-17t182127z-1562808032-rc2egr9m3eb7-rtrmadp-3-health-coronavirus-ireland.jpg)
Pessoas higienizam as mãos do lado de fora de comércio em Dublin, Irlanda, em meio a pandemia da Covid-19 em foto de 17 de dezembro de 2023 — Foto: Clodagh Kilcoyne/Reuters
Os irlandeses vão decidir por referendo no próximo mês de novembro se retiram da sua Constituição artigos considerados "ultrapassados" sobre o lugar da mulher, que supõe ser "no lar", anunciou o governo nesta quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher.
O artigo 41.2 da Constituição aprovada em 1937, em um momento em que a República da Irlanda estava sob influência de um ramo muito puritano da Igreja Católica, estipula que "a mulher, com a sua vida no lar, fornece ao Estado um apoio sem o qual o bem comum não pode ser alcançado".
A Irlanda, por muito tempo considerada um país muito conservador, aprovou nos últimos anos em referendo e por ampla maioria leis a favor do aborto e do casamento homoafetivo.
/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2015/05/23/irlanda_8.jpg)
Pessoas comemoram o resultado do referendo do casamento gay em Dublin, na Irlanda. — Foto: AP Photo/Peter Morrison
"Por muito tempo, mulheres e meninas assumiram uma parcela desproporcional das responsabilidades familiares, foram discriminadas em casa e no local de trabalho, foram objetificadas ou viveram com medo de violência doméstica ou de gênero", disse o primeiro-ministro, Leo Varadkar, um comunicado.
A decisão de realizar um referendo segue uma série de recomendações feitas pelo Parlamento irlandês no ano passado, que incluiu a remoção do artigo sobre o lugar das mulheres e sua substituição por uma referência ao apoio do governo às famílias e comunidades.
O governo irlandês planeja publicar as questões específicas para o referendo no final de junho.
O que você está lendo é [Irlanda convoca referendo para remover artigos machistas da constituição].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments